Alan projecta nova temporada no Moreirense: "Foi uma grande época no primeiro ano na Liga mas quero mostrar muito mais"

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/desporto/Moreirense20232024/Jogadores/Alan_2023.jpg

O médio Alan concedeu uma entrevista ao DESPORTIVO de Guimarães em que projecta a temporada 2024/2025, a terceira consecutiva no Moreirense.

Dentro de menos de uma semana arranca a nova época do Moreirense. Com que expectativas partem para a nova temporada depois dos sucessos alcançados no último ano?: "Teremos pela frente uma temporada mais difícil que a aquela que vivemos no ano passado. Na última época entramos com o objectivo de ficar na Liga, depois de termos subido de divisão. Após o 6.º lugar toda a gente vai olhar para nós de forma diferente e todos vão querer que possamos repetir a mesma classificação. Por isso, temos de trabalhar muito para igualar a classificação que alcançamos, ou, quem sabe, fazer ainda melhor".

Acha que as atenções dos adversários estarão mais centradas sobre o Moreirense?: "Com certeza. Mostramos que temos um grupo com muita qualidade, capaz de jogar bom futebol, jogadores que individualmente também são muito bons. Por isso, vão continuar de olho em nós para percebermos se somos capazes de repetir o 6.º lugar".

E o Moreirense, no seu entender, terá capacidade para voltar a lutar por um lugar no top-6 da tabela classificativa?: "Sabemos que é difícil estar lá em cima, mas é isso que desejamos. Só as grandes equipas é que conseguem disputar os melhores lugares, os mais tranquilos. Acho que podemos voltar a trabalhar para estar nessas posições, sem termos uma meta concreta, apesar de sabermos que o campeonato é difícil. Todos temos o sonho de uma classificação que nos possa levar às competições europeias".

Ficou um amargo de boca na época passada pelo facto do Moreirense não ter lutado pelo 5.º lugar até às derradeiras jornadas?: "A verdade é que estivemos muito tempo na discussão do 5.º lugar com um Vitória que também fez um excelente campeonato. Sabíamos do que éramos capazes em função do que mostramos em campo, mas o Vitória também fez um recorde de pontos na Liga. Foi uma época em que todos estiveram ao melhor nível, nós também marcamos um novo recorde de pontos, mas não chegou para o 5.º lugar. Na nova época vai ser difícil fazer igual, é complicado, mas lutaremos por isso".

Quais foram os segredos do sucesso da última época do Moreirense?: "Passou pelo grupo que construímos. Era um plantel muito qualificado, que assentou na base da equipa campeã da Liga 2. Conseguimos transportar as mesmas ideias de jogo de um campeonato para o outro e acabamos por nos destacar como grupo. Fomos sempre aguerridos, com vontade de vencer, ao mesmo tempo que todos os jogadores mostravam vontade de se destacar do ponto de vista individual".

O plantel transita na sua grande maioria. Isso dá garantias de sucesso?: "É fundamental ter sempre uma base de continuidade. Todos percebemos que acontecem sempre saídas e entradas nesta fase, o que é bom para toda a gente, para o clube e para os jogadores. Já nos conhecemos, sabemos interpretar a forma de jogar uns dos outros, pelo que temos sempre mais possibilidades de ter sucesso".

Neste mercado de Verão, que só fecha no final do mês de Agosto, qual tem sido o seu foco?: "O meu pensamento passa apenas pelo Moreirense. Tudo o que tem a ver com o mercado eu deixo para os meus representantes. Só tenho de estar focado no que devo fazer no dia a dia. Se houver alguma coisa em concreto, os meus empresários tratam directamente com o clube e se for uma coisa que me agrade dou a minha opinião. Mas, a verdade, é que só estou a pensar na recta final das férias e depois na pré-época".

A sua última época foi a primeira na Liga depois de se ter destacado na Liga 2. Já mostrou todo o potencial em Portugal ou ainda podemos esperar mais no próximo ano?: "Foi o primeiro ano na Liga e acho que fiz uma grande época, ainda para mais quando vínhamos da Liga 2. Fiz golos e assistências num ano exigente. Mas, acredito que posso dar mais, quero mostrar muito mais em campo porque isso é muito importante para o Moreirense e para mim individualmente".

Está ansioso pelo arranque dos trabalhos de pré-temporada, ou ainda só pensa nos últimos dias de férias?: "Quando estamos no final da época só pensamos nas férias, mas quando estamos de férias só pensamos em voltar a competir. Temos sempre aquele frio na barriga pela arranque de uma nova temporada, porque há aquele desejo de voltar a treinar e a jogar. Mas, para já, quero curtir os últimos dias de férias para depois voltar com tudo".


Marcações: Moreirense Futebol Clube, Alanzinho, Alan

Imprimir Email