Álvaro Pacheco: "Preocupado com Rafa ou Di Maria? Acho que o Schmidt deve é estar preocupado com o Jota, com o André Silva, com a sociedade dos Silvas"
O treinador do Vitória, Álvaro Pacheco, esteve na sala de imprensa da Academia na manhã deste sábado para abordar a partida com o Benfica, do 21ª jornada da Liga, que terá lugar este domingo, pelas 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques.
O que espera do jogo com o Benfica? As duas equipas estão nos seus melhores momentos?: "As duas equipas estão em duas muito boas fases. O Benfica tem vindo a crescer ao longo do campeonato, a qualidade do seu jogo está mais estável. Olhando para o Vitória, também estamos nesse sentido. O Vitória está constantemente a crescer, a trabalhar com as adversidades e contrariedades que os adversários nos vão provocando. Vai ser um excelente jogo, com duas excelentes equipas que vão querer ganhar o jogo".
O que é que o Vitória tem de fazer o para ganhar o jogo?: "Vai ser um jogo intenso, com duas grandes equipas, duas equipas com mentalidade de campeão. São duas equipas com futebol ofensivo, quando se defrontam duas equipas com esta mentalidade o foco e concentração são determinantes. O pequeno pormenor, o pequeno detalhe, o jogo posicional, pequenos pormenores vão fazer a diferença. Acreditamos muito que vamos ser capazes de dar continuidade a esta série positiva que estamos a ter".
O Vitória é uma equipa que gosta de arriscar e de ter um jogo ofensivo. Qual a margem negocial do treinador para levar os jogadores para terrenos de equilíbrio?: "Temos de ser nós, levar o jogo para o que pretendemos. Nunca vamos ser sempre dominantes, ainda para mais jogando contra o Benfica vamos ter de saber sofrer. Temos de estar focados e tranquilos para lidar com essas situações. Com bola temos de ter um jogo posicional fundamental, para perceber que tipo de espaço podemos controlar e levar o jogo para os espaços em que nos sentimos mais confortáveis, que é no meio-campo ofensivo, perto da baliza do Benfica. Acredito muito que é o que vai acontecer amanhã".
Está privado do Bruno Varela. O Charles vai precisar de jogos para ganhar confiança?: "Não, pelo contrário. Vejo o Charles a trabalhar diariamente e a evoluir. Tem demonstrado a sua qualidade nos jogos da Taça. Esteve a um nível espetacular no último jogo. Enquanto treinador estou super tranquilo. Estou triste pelo Varela, que é o nosso capitão, mas feliz pelo que o Charles tem vindo a trabalhar. Merecia a oportunidade de jogar no campeonato".
Além do Charles tem dois jovens guarda-redes disponíveis…: "Estão o Rafa e o Gui convocados, são sois jovens guarda-redes, um deles ainda sub-19. Têm um potencial tremendo e tenho a certeza absoluta que vão ser o futuro do Vitória. São jogos importantes para estes jovens crescerem".
O pouco tempo de descanso após o jogo com o Gil Vicente pode ser uma dificuldade acrescida?: "Não é uma dificuldade. Quem está no futebol gota disto, dos jogos a meio da semana. O que temos de fazer é arranjar soluções para estamos ao nível que somos obrigados a estar, ao nível do Vitória. Temos uma vontade muito grande de chegar aos 42 pontos e é isso que pretendemos alcançar".
Quem mais teme no Benfica, jogadores como Rafa e Di Maria?: "Acho que neste momento o Schmidt deve é estar preocupado com o Jota, com o André Silva, com a sociedade dos Silvas que o Vitória tem, com a capacidade defensiva que o Vitória tem e como irão conseguir contrariar as nossas intenções no jogo. O meu foco é minha equipa e nos meus jogadores, tenho uma confiança muito grande neles.