Rui Borges e a estreia na Taça da Liga: "Temos ambição de ganhar estes jogos, que nos podem ajudar a crescer"

images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/desporto/Moreirense20232024/Rui_Borges4.jpg

O treinador do Moreirense, Rui Borges, esteve na sala de imprensa do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas para projectar o jogo com o Farense, da Taça da Liga, que se realiza no domingo, pelas 15h30.

O Moreirense tem já o primeiro jogo da temporada. As equipas ainda estão distantes do que podem produzir?: "É o inicio de época, a pré-temporada foi um pouco mais curta antes do primeiro jogo oficial. Temos três semanas de treino, estamos longe do que queremos e desejamos fazer. Aos poucos estamos a acrescentar o que pretendemos ao plantel, com mais qualidade individual para determinadas posições. Vai valer mais pelo organização, a equipa mais organizada e concentrada nos pequenos pormenores pode sair vencedora. São duas equipas que mantiveram o núcleo principal, algumas ligações que já existem da época passada que podem ser aproveitadas. Também acho que em termos físicos ainda não estamos preparados para a exigência da época. Mas, acredito que daremos uma boa resposta. Nada poderá servir de desculpa. A equipa mais organizada, que perceber melhor os momento do jogo sairá vencedora. Trabalhamos para que possamos ser nós a sair vencedores."

É importante trabalhar com base da época passada?: "Não é uma vantagem para este jogo porque o Farense conta com a mesma situação. As equipas vão equivaler-se um pouco pelas ligações que já trazem da época passada. Mesmo que queira acrescentar coisas novas, não é em três semanas que isso se consegue. A equipa ainda não está à minha imagem, longe disso. Falta entrar gente, não estamos a ser precipitados, queremos acrescentar com rigor."

Atribui favoritismo a alguma das equipas?: "Penso que é prematuro. Vai ser um jogo competitivo. Sermos uma equipa comprometida para a competitividade. A equipa vem de uma época fantástica, mas o contexto é diferente, temos de ter noção disso. A base é da época passada, vem de uma contexto dominante, em que ganhou a toda a gente, mas na nova época não vai ser assim. Sabemos que vamos encontrar dificuldades e temos de encontrar capacidade para as driblar. Temos de mudar um pouco o chip da época passada, em que o Moreirense foi a melhor equipa, com todo o mérito. Agora, as coisas vão ser diferentes. Nem sempre vamos ser dominantes, nesses momentos temos de ser organizados e competitivos para ganhar os jogos."

O que falta acrescentar ao plantel do Moreirense?: "Um ou outro jogador para posições em que ainda não temos duas soluções. Falta um lateral direito, um médio defensivo e um avançado. Isso é claramente notório. Temos tido critério, na base do diálogo interno com a estrutura diretiva, temos tido esse rigor na escolha. A equipa tem qualidade traz qualidade da época passada, muita gente com ambição e que se quer valorizar. Dentro dos ativos temos de acrescentar algum equilíbrio, é isso que temos tentado ter nessas escolhas. Temos conseguido isso e vamos continuar a conseguir. Não estamos obcecados com isso, mais à frente estaremos ainda mais preparados. Estou contente com o que temos feito, a equipa está concentrada e comprometida. O diálogo tem existido e disso deixa-me feliz."

Há alvos identificados para reforçar o plantel?: "Todos os dias há ofertas, se calhar é por isso que ainda não fechamos mais jogadores. A observação tem sido alargada, intensa, não queremos falhar, mas sim acrescentar. Temos jogadores referenciados, como é lógico, mas mesmo tendo jogadores referenciados a alguns não conseguimos chegar. Uns querem ir para o estrangeiro, até porque agora pensam ir para as arábias, onde podem ganhar mais dinheiro. A qualquer momento podem surgir boas oportunidades."

Qual o real objetivo do Moreirense na Taça da Liga?: "Ganhar o jogo de amanhã. Estamos minimamente preparados para um jogo que será competitivo de parte a parte. Jogamos em casa, diante dos nossos adeptos, que certamente estarão ansiosos por voltar a ver a sua equipa. Acredito que vão apoiar-nos. O calor pode jogar contra nós, mas estamos preparados, temos ambição de ganhar estes jogos, que nos podem ajudar a crescer, que nos podem preparar mais para o futuro e para o início do campeonato."


Marcações: Moreirense Futebol Clube, Rui Borges

Imprimir Email