Vitória assume investimento de dois milhões em infraestruturas face ao impedimento da V Sports

images/fotoarquivo/2018/desporto/Estadio/estadio-d-afonso-henriques.JPG
O Vitória emitiu esta sexta-feira um comunicado a propósito das últimas notícias relativas ao fundo V Sports, que passou a deter apenas 29% da SAD, ao invés dos 46% adquiridos numa primeira fase. No referido comunicado, o Vitória começa por recordar que "na sequência de uma análise às ligações da V Sports com as sociedades desportivas do Vitória Sport Clube e do Aston Villa, a UEFA promoveu uma reunião com responsáveis do referido fundo e dos dois clubes no sentido de ajustar posições sociais em estrito cumprimento do Regulamento das Competições da UEFA, o qual já contempla novas diretrizes para casos específicos, entre os quais o do fundo V Sports. Aliás, qualquer alteração normativa da UEFA estava já pré-estabelecida no acordo entre as partes, pelo que ambas as sociedades estavam obrigadas a um ajustamento perante mudanças regulamentares emanadas pela entidade que superintende o futebol europeu. Em razão desta alteração, a V Sports e o Vitória Sport Clube decidiram, por acordo mútuo, reformular a estrutura de governação da Vitória Sport Clube, Futebol SAD".

Desse modo, e para evitar a entrada de um terceiro parceiro, o Vitória reforçou a sua posição, passando a usufruir de uma maioria qualificada (67,87%) na sociedade desportiva, ficando a V Sports com uma posição de 29%. No entanto, segundo assegura a Direcção de António Miguel Cardoso em comunicado, esta operação "não implica qualquer alteração ao valor inicial do negócio, cifrado em 5,5 milhões de euros" e ficou ainda acordado que a V Sports "deixará de ter representantes no conselho de administração da SAD. Nassef Sawiris e Wes Edens serão por isso substituídos por dois administradores a serem cooptados pela administração da SAD. Estando a V Sports impedida de efectuar o investimento de dois milhões de euros em infraestruturas do clube, este compromisso será assumido pela Vitória Sport Clube, Futebol SAD".

A finalizar o comunicado, lê-se que em função das novas diretrizes da UEFA, "os estatutos da SAD terão de ser revistos, sendo certo que o Vitória Sport Clube passa a ter uma posição dominante inequívoca, contando ao mesmo tempo com um importante parceiro estratégico para crescer em várias áreas".

A Direcção vitoriana indica ainda que os associados terão a oportunidade de solicitar todo e qualquer esclarecimento relativamente a este tema na Assembleia Geral desta sexta-feira.

Imprimir Email