Moreno em grande entrevista: "Sou o primeiro a perceber que a próxima época será diferente"

images/fotoarquivo/2018/desporto/Vitoria20232024/EquipaTecnica/Moreno_Entrevista1.jpg

Moreno Teixeira entende que a época 2023/2024, a segunda no comando técnico da equipa principal do Vitória, será marcada por outro tipo de exigências. Numa entrevista ao DESPORTIVO de Guimarães, o treinador vimaranense explica os razões que o levam a pensar que não terá a mesma margem de erro.

Uma grande entrevista que pode ler na edição desta semana do DESPORTIVO de Guimarães e que será apresentada também pelo portal GuimarãesDigital, em formato vídeo.

Começamos a conversa com o necessário balanço da temporada que chegou ao fim. A campanha do Vitória numa temporada marcada por muitas dificuldades deixou-o plenamente satisfeito, ou ficou algum amargo de boca por não ter conseguido segurar o quinto lugar na derradeira jornada?: "Se fiquei plenamente satisfeito? Não! Há sempre coisas a melhorar e durante o ano podíamos ter conquistado outros resultados. Na avaliação da época temos de perceber que expectativas se criaram em Julho do ano passado, nesse contexto fico satisfeito. Não me agarro apenas ao sexto lugar ou à questão dos 53 pontos. Fico satisfeito pelo crescimento que tivemos enquanto equipa, pelo aparecimento de atletas que poucos conheciam no início da época, sobre quem até recaíam muitas dúvidas. Mostraram, por mérito próprio, que já estão prontos para a exigência do Vitória. Por tudo isto, parece-me que a época foi positiva. Mas, percebemos que podíamos ter feito mais. Recordo-me, por exemplo, das campanhas nas Taças. Ficamos com a sensação que podíamos ter feito mais na Taça de Portugal, já na Taça da Liga tivemos muitas limitações naquela fase da época. A forma como saíamos da Taça de Portugal, frente ao Sp. Braga, deixou marcas. Acontece uma vez em 100 jogos, mas a verdade é que aconteceu".

Que tipo de desafio é este que tem agora pela frente de orientar o Vitória pelo segundo ano consecutivo. O contexto é diferente…: "O ser treinador do Vitória é sempre um desafio muito grande, mas a responsabilidade será a mesma. Sou o primeiro a perceber que a nossa margem na época que vai entrar não será a mesma que tivemos na época que acabou. Não preciso que me digam isso".

A cobrança será maior?: "A exigência é sempre grande. Por responsabilidade nossa, pelo patamar que atingimos, sinto que não teremos a mesma margem. Sinto que bancada foi muito boa para nós, um suporte muito grande, teve a paciência necessária, não vimos um ambiente como tivemos noutros anos. Não preciso que me condicionem com este tipo de informação, sou o primeiro a perceber que a próxima época será diferente. A responsabilidade e o profissionalismo serão os mesmos que tivemos esta temporada".

O que o leva a sentir isso?: "Por tudo. Na próxima época já não irão olhar para nós como uma equipa com jovens, que vieram da Liga 3. Estamos preparados para isso porque sabemos o que é representar o Vitória. O que digo sempre aos atletas é que devemos sair do campo sempre com a consciência que temos tudo, que os comportamentos foram os mais adequados. Se a qualidade de jogo não for a melhor, que nunca ninguém nos possa apontar nada em termos comportamentais. Sou o primeiro a perceber que na época que acabou tivemos jogos sofríveis, vitórias que podiam ter sido melhor geridas, com mais posse de bola. Não tivemos um registo de jogo com qualidade fantástica, mas pretendemos evoluir na próxima temporada".


Marcações: Vitória Sport Clube, Moreno Teixeira

Imprimir Email