BTT: Vimaranense Marta Branco venceu 10º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Guimarães, o 10º BTT XCO Centro de Ciclismo do Minho, que recebeu as provas de escolas e competição, ficou marcado pelo entusiasmo e pelas intensas disputas pelas melhores classificações em todos as categorias.
Em elites masculinos Rui Ferreira (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde), campeão do Minho, cedo mostrou vontade de somar mais uns preciosos pontos na luta pela revalidação do título e consequente camisola. José Simões (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) e Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde) foram os seus mais directos adversários, com José Simões a rodar durante várias voltas lado a lado com Rui Ferreira.
No final da quinta das oito voltas ao percurso, Rui Ferreira atacou e fez uma corrida a solo até cortar a meta ao fim de 1:36:10 horas. José Simões fez segundo lugar, enquanto Tiago Alves foi terceiro.
Em femininos, a vimaranense Marta Branco (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde), campeã do Minho em título, que repetiu o triunfo da época transata, cumpriu as seis voltas ao circuito em 1:33:56 horas, garantindo a liderança do ranking do Campeonato do Minho.
Catarina Lopes, famalicense da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, venceu a prova de sub-23 feminina.
Em sub-23 masculinos a vitória sorriu a Rafael Carvalho (Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team). Bernardo Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Diogo Amorim (Clube BTT Matosinhos) terceiro.
Tomás Fernandes (Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team) dominou a prova de juniores. O ciclista da equipa de Vila Real liderou a corrida de princípio a fim e concluiu a prova em 1:15.06. Gabriel Baptista (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi segundo e o amarense Dinis Vieira (AXPO/FirstBike team/Vila do Conde) subiu ao terceiro lugar do pódio.
Gonçalo Santos (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Margarida Faria (Póvoa Cycling/CDC Navais) foram os vencedores em cadetes.
Gonçalo Santos e Gonçalo Rodrigues, ambos da Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact, cedo assumiram a corrida masculina, pedalando lado a lado até final da prova. Gonçalo Santos foi o vencedor e o seu colega de equipa fez segundo lugar. Afonso Monte (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) fechou o pódio.
Raquel Cunha (UCVN Famalicão) venceu a prova de master 40 e Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) venceu em paraciclismo.
Casimiro Oliveira, barcelense que alinha como individual, foi o mais forte em master 30 e fez a prova em 1:16:30h, relegando para a segunda posição César Matias (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) enquanto José Carlos (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi terceiro.
Em master 40, Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cycling) foi o vencedor, Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi segundo e Esmeraldo Lopes (SAERTEX Portugal/Edaetech) terceiro.
António Sousa, Campeão Nacional, que corre como individual, venceu em master 50 e Domingos Rufo (SAERTEX Portugal/Edaetech) em master 60.
Por equipas venceu a AXPO/FirstBike Team Vila do Conde. A Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact foi segunda e o Sabor do Norte/BilaBiker’s Racing Team terceiro.
Gonçalo Correia (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) foi o vencedor em juvenis. O ciclista de Barcelos travou uma disputa interessante com o seu colega de equipa, o bracarense Afonso Silva, que acabou por cortar a meta na segunda posição. Pedro Martins (Escola Ciclismo BilaBiker’s) foi terceiro classificado.
Em femininos venceu Rita Fontaínhas (Clube BTT Matosinhos), deixando na segunda posição Diana Silva (Escola Ciclismo BilaBiker’s) e na terceira posição Lia Magalhães (Azuribike Mangualde Team).
Samuel Gomes, Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact, venceu isolado a prova de Infantis. Manuel Santos (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais) foi segundo e Daniel Silva (Clube BTT Matosinhos) terceiro.
Matilde Correia (Escola Ciclismo BilaBiker’s), venceu a prova feminina, a sua colega de equipa Sara Lameira foi segunda e Maria Ferreira (Batotas/Ponte de Lima) foi terceira.
Tomás Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker’s) venceram em Iniciados.
Em Pupilos/Benjamins venceram Afonso Correia (Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact) e Maria Nogueira (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro).
Por equipas venceu a Escola Ciclismo BilaBiker’s, a Landeiro/ KTM/ Matias & Araújo/ Frulact subiu ao segundo lugar do pódio e o Póvoa Cycling Academy/CDC Navais foi terceiro.