Sócios do Vitoria aprovaram venda de 46% da SAD ao fundo V Sports
Entre os cerca de 1.400 sócios, 966 votaram favoravelmente o pré-acordo, 136 votaram contra e os restantes abstiveram-se. O acordo com o fundo detido pelo multimilionário egípcio Nassef Sawiris, também um dos proprietários do Aston Villa, da Premier League, prevê, além da venda das 46% das ações da SAD, um donativo de dois milhões ao Vitória para aplicar em infraestruturas e a possibilidade de utilizar uma linha de crédito até 20 milhões de euros, com uma taxa de juro de 5,5%.
Face a decisão tomada, o Vitória passa a deter 50,84% das ações da SAD e os restantes acionistas, para além da V Sports, 3,16%.
O Conselho de Administração da SAD pode integrar, a partir de agora, elementos afetos ao fundo V Sports, mas sempre com uma maioria indicada pelo clube.
O multimilionário egípcio Nassef Sawiris, proprietário do clube inglês Aston Villa, da Premier League, e detentor de quase 6% das ações da Adidas e de 5% da empresa Madison Square Garden Sports, proprietária das equipas New York Knicks (NBA) e New York Rangers (hóquei no gelo), tem uma fortuna avaliada em 7,3 mil milhões de euros e ocupa o lugar 326 no ‘ranking’ dos homens mais ricos do mundo.
Marcações: Vítor Campelos