Moreno Teixeira: "Passado dá-nos muito pouco para o que vamos encontrar nos Açores"

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/desporto/Vitoria2022_2023/EquipaTecnica/Moreno_Teixeira31.jpg

Moreno Teixeira esteve na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques esta sexta-feira, ao início da tarde, para promover a antevisão do embate com o Santa Clara, da 23.ª ronda da Liga, que está marcado para domingo, às 18 horas. A conversa com os jornalistas foi antecipada em função da viagem para os Açores, programada para este sábado.

Dar continuidade ao bom momento é o grande desafio para o jogo com o Santa Clara?: "Queremos continuar este registo, mas devemos esquecer o passado e focar-nos no nosso futuro, que passa pelo jogo nos Açores. Vamos ter dificuldades por várias razões. Jogar nas ilhas é sempre difícil, percebemos o atual momento do Santa Clara, com uma mudança na equipa técnica, pela qualidade do Santa Clara, os atletas valem mais do que nos mostra a classificação. Foi muito mais difícil preparar este jogo do que o jogo que tivemos na jornada anterior. Confio sempre muito nossos nosso atletas, sei os profissionais que são, e acredito que vamos dar uma boa resposta. Queremos da continuidade a este bom ciclo, mas o passado dá-nos muito pouco para o que vamos encontrar nos Açores."

Por que razão foi mais difícil preparar este jogo?: "É uma questão muito cultural no atleta português. Há três dias disputamos um jogo com um ambiente fantástico, daqui a dois dias o cenário não terá nada a ver, isso é diferente. Nos últimos 10 anos o Vitória ganhou uma ou duas vezes nos Açores. Acredito que vamos dar uma resposta diferente daquela que temos dado nos últimos jogos fora de portas com o Santa Clara."

E de que forma o Vitória pode encarar o jogo com o Santa Clara?: "Primeiro, os atletas têm de estar em alerta, depois sermos muito nós. Temos de nos adaptar à realidade actual. Há três dias adapta-nos quase na perfeição. Agora temos de nos adaptar ao que vamos encontrar nos Açores. Isso é que faz a diferença nos grupos, é isso que espero no meu grupo."

Entrar bem é importante...: "Ajuda uma equipa entrar bem e estar em vantagem. Não podemos deixar de ser nós, não baixar linhas, perceber que zonas podemos atacar. O plano estratégico não foi preparado da mesma forma em função da mudança da equipa técnica, mas focamo-nos em nós. Se nos prepararmos para este conjunto de coisas provavelmente vamos dar uma boa resposta."

Vitória tem tido dificuldades em manter o rendimento que mostra nas fases iniciais dos jogos.: "Os sinais indicam que estamos mais perto de ser mais constantes. A equipa dava sinais de haver melhorias, temos prolongado por mais tempo o nosso período de qualidade. Não nos podemos esquecer do que do outro lado há um adversário. Nenhuma equipa consegue manter-se superior ao adversário durante 90 minutos."

Vitória tem terceira melhor defesa da época. Isto é muito do que o Moreno era como treinador?: "Gosto de ter uma equipa equilibrada. Gostava de ter este número de golos sofridos, mas muitos mais marcados. Gosto de um todo, não apenas do processo defensivo. Este registo satisfaz-me, mas temos de olhar para a outra parte e se possível passar a fazer mais golos."


Marcações: Vitória Sport Clube, Moreno Teixeira

Imprimir Email