10 anos depois, Guimarães volta a celebrar a Cidade Europeia do Desporto

images/fotoarquivo/2018/desporto/CED_10_anos.jpeg

O Município de Guimarães apresentou esta quinta-feira o Programa de Comemorações do décimo aniversário da Cidade Europeia do Desporto 2013. 

De acordo com a programação, estão previstas iniciativas mensais, que contemplam podcast's, estudos, eventos desportivos, congresso ou jornadas durante um ano que termina com a apresentação da Estratégia Municipal de Promoção de Actividade Física. 

No mês de Fevereiro acontece a publicação online do primeiro episódio do Podcast "Memória do Futuro | A História do Desporto em Guimarães". No mês seguinte tem lugar a apresentação do estudo "Hábitos Desportivos em Guimarães", pelo Instituto Europeu de Estudos Superiores. Abril é o mês de "Liberdade para Descolar", com uma festa final do projecto Descolar. 

Já no mês de Maio decorre a primeira reunião do Observatório do Desporto e no mês de Junho há "Guimarães Ativa!", com várias actividades em diversos locais. O Congresso Internacional "Sutentabilidade no Desporto" está marcado para Julho e a Caminhada Solidária "X aniversário CED2013" decorre no mês seguinte. As Jornadas temáticas "Vida Feliz" abre o último trimestre. Segue-se a apresentação da edição actualizada do livro "A História do Desporto em Guimarães". O último mês vai ficar marcado pelo lançamento oficial da Estratégia Municipal de Promoção da Actividade Física.

Na apresentação que decorreu no Multiusos de Guimarães, o vereador do Desporto, Nelson Felgueiras, recordou que 2013 foi um "momento singular da história de Guimarães". "Foi a primeira Cidade Europeia do Desporto em Portugal e das melhores de sempre. 2013 foi decisivo para colocar Guimarães no centro do desporto. 

Um programa com "três grandes objetivos", segundo o vereador do Desporto, que  passar por "celebrar e recordar o legado" da CED 2013, dar uma "resposta ao presente" e "projectar o desporto para os próximos 10 anos".

Marcações: Cidade Europeia do Desporto

Imprimir Email