Francisco de Holanda ficou no quarto lugar no nacional de iniciados

Os iniciados do Francisco de Holanda classificaram-se no quarto lugar da fase final do campeonato nacional, ao somarem um empate e duas derrotas. Depois de três dias de muita emoção e equilíbrio nos seis jogos realizados no Pavilhão Desportivo Municipal Jacinto Correia, em Lagoa, o Passos Manuel sagrou-se campeão nacional do escalão de iniciados masculinos. A popular colectividade estudantil lisboeta inscreve, assim, o seu nome na lista dos vencedores da competição.
Na fase final deste 10º Nacional de iniciados, que foi uma organização conjunta da Federação de Andebol de Portugal, Associação de Andebol do Algarve e Câmara Municipal de Lagoa, registaram-se os seguintes resultados:
1ª jornada (10 de Junho)
Passos Manuel-CDS Bernardo, 30-29 (11-13)
DF Holanda-Lagoa AC, 25-26 (10-15)
2ª jornada (11 de Junho)
CDS Bernardo-Lagoa AC, 38-31 (18-14)
Passos Manuel-DF Holanda, 25-25 (13-11)
3ª jornada (12 de Junho)
DF Holanda-CDS Bernardo, 24-28 (12-12)
Lagoa AC-Passos Manuel, 24-31 (13-17)
Na classificação final, o Passos Manuel somou 8 pontos, seguindo-se São Bernardo (7), Lagoa (5) e Francisco de Holanda (4).
No final, foram entregues os troféus às equipas participantes e, ainda, os seguintes prémios:
Melhor Marcador - Sandro Rocha (Lagoa AC), 32 golos
Melhor Guarda-Redes - Filipe Guimarães (DF Holanda)
Melhor Jogador - Pedro Marques (CD São Bernardo)
Fair-Play - Desportivo Francisco de Holanda

“Uma experiência muito boa para todos nós”

O último lugar na fase final do campeonato nacional de iniciados não deixou o treinador Nuno Santos desiludido. Antes pelo contrário. Considerou a participação da sua equipa “muito positiva, apesar de não termos conseguido ganhar qualquer jogo. Já sabíamos que, eventualmente, a nossa equipa podia acusar todo o envolvimento inerente a uma fase final”, recordou. O treinador historiou a participação do Francisco de Holanda nos três jogos disputados em Lagoa. “No primeiro, com a equipa teoricamente mais fraca, o Lagoa, não estivemos lá. Andamos um bocadinho perdidos e o ambiente na bancada, com muito barulho, também não ajudou. Mesmo assim, na parte final, ainda tivemos uma reacção forte e podíamos ter ganho. O segundo jogo foi mesmo muito positivo. Lideramos sempre o marcador diante daqueles que acabariam por ser os campeões nacionais, mas na parte final foi excluído um atleta nosso o que proporcionou uma vantagem grande ao Passos Manuel que chegou ao empate. Par além disso, tivemos dois jogadores lesionados. A nossa participação no terceiro jogo foi belíssima. Apostamos nos mais jovens, com os iniciados de primeiro ano e mesmo um infantil. Lideramos quase todo o jogo e na parte final, por inexperiência e por falta de peso, não conseguimos ganhar.” Por isso, ressalvou, “tivemos uma boa participação. Podemos considerar que foi uma experiência muito boa para todos nós. Ficou a sensação de que ficou algo por fazer, mas não podemos queixar-nos em relação aos atletas. O orgulho que tinha neles é agora maior.”

Marcações: Desporto

Imprimir Email