Vimaranenses somaram triunfos no BTT DHI Insalde
Apesar de ter sido o melhor na manga de qualificação, Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos) concluiu a prova no segundo posto. Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o terceiro classificado e com o resultado de Insalde sagrou-se Campeão do Minho de BTT DHI em elites.
Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães) foi o mais veloz no escalão de juniores, deixando Marco Fernandes (Clube BTT Matosinhos) na segunda posição e Diogo Cunha (individual) em terceiro.
José Cardoso (individual) venceu em cadetes, classificando-se nos lugares imediatos do pódio Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte) e Mateus Arieira (BTT Enduro Terras de Bouro).
Vítor Emanuel Soto Maior (Bike House DH Team/Guimarães) ganhou em master 30, enquanto Joel Pinto foi segundo e Pedro Pinto terceiro. Em master 40 Ricardo Soares não permitiu grandes veleidades aos seus adversários e venceu com o tempo de 2:34.21. Jorge Afonso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) concluiu a prova em segundo lugar e Rui Gonçalves (Bike House DH Team/Guimarães) em terceiro. António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) destacou-se em master 50, registando menos um minuto do que que José Queirós (BTT Pandilhas a Monte).
Nos escalões de escolas, Benjamim Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceu em infantis e Afonso Soares em juvenis. Por equipas, a Bike House DH Team/Guimarães foi o vencedor e o BTT Pandilhas a Monte terminou em segundo.
David Martins, ciclista de Guimarães que corre como individual, fez este domingo a sua primeira prova da época no Campeonato do Minho de 2022 e conseguiu escrever o seu nome como o primeiro vencedor à geral da pista de Insalde. “Não foi assim tão fácil. Foi uma prova muito difícil, mas diverti-me muito, passei um bom bocado com os meus amigos e no final consegui vencer, que também é muito bom”, disse David Martins. O ciclista vimaranense considerou que “conseguiu fazer uma descida muito boa na manga final. Na qualificação não foi uma boa descida. Tenho andando com a bicicleta de enduro sem corrente e então “esqueci-me” de pedalar” e adiantou “na final foi diferente, já pedalei muito, acertei as trajetórias e deu para fazer o melhor tempo. Estou muito feliz”.
Por seu turno, Rui Leal Mesquita, diretor desportivo da Bike House DH Team/Guimarães, era um homem feliz no final da primeira edição do BTT DH de Insalde. A equipa venceu coletivamente e garantiu a revalidação do título de Campeão do Minho de BTT DHI. “O nosso grande objetivo é sempre ganhar por equipas. Claro que os prémios individuais são muito importantes e fazem toda a diferença, aliás sem eles seria difícil conquistar não só as vitórias nas provas, como conquistar o título de Campeão do Minho”. Rui Leal Mesquita mostrou-se ainda “muito feliz e satisfeito por chegarmos ao fim do Campeonato do Minho com quatro títulos, três individuais e um coletivo”.
Marcações: Associação de Ciclismo do Minho, BTT DHI