Hajduk Split (e Toni Borevkovic) no caminho do Vitória na Liga Conferência Europa
O Hajduk Split não é um desconhecido no futebol europeu. Trata-se do clube a quem o Vitória cedeu o defesa-central Toni Borevckovic para a temporada 2022/2023. Fundado em 1911, o Hajduk Split foi 2.º classificado do campeonato da Croácia na época passada. Além de ter sido vice-campeão, venceu a Taça, ao derrotar na final o HNK Rijeka, por 3-1.
Comandada pelo lituano Valdas Dambrauskas, de 45 anos, a equipa croata já iniciou a nova época. Depois da derrota frente ao Dínamo Zagreb (4-1, no desempate pela marcação de penáltis após um empate a zero) na Supertaça, venceu o NK Istra, por 2-0, na 1.ª jornada do campeonato. Antes dos jogos da 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, o Hajduk Split tem agendados mais dois encontros para o campeonato, primeiro frente ao Rijeka (dia 24) e depois diante do NK Varazdin (30 de Julho).
Dos 31 jogadores que o Hajduk Split tem no plantel principal, destaca-se, claro está, Toni Borevkovic. Mas, há mais um conhecido do futebol português. Trata-se do também croata Filip Krovinovic, que passou pelo Rio Ave e Benfica, entre 2015 e 2019. Num plantel recheado de jogadores com carreiras consolidadas em clubes europeus de renome, destaque ainda para o guarda-redes Danijel Subasic, que esteve nove anos no Mónaco, além de ter participado em dois Mundiais e dois Europeus pela Croácia, e para o avançado Nikola Kalinic, internacional croata que representou, entre outros, Roma, Atlético de Madrid, AC Milan e Fiorentina.