Triunfo do Gil Vicente afasta Vitória da possibilidade de chegar ao 5.º lugar mas ajuda Moreirense nas contas da manutenção
Depois do empate no Bessa, na noite da passada sexta-feira, o Vitória ficou à espera de uma derrota do Gil Vicente no embate com o Tondela. Um cenário que acabou por não se concretizar, uma vez que o clube de Barcelos venceu os beirões por 3-0, com golos de Fujimoto e Samuel Lino, que bisou, selando assim o histórico 5.º lugar.
A 6.ª posição ainda pode valer ao Vitória o apuramento para as competições europeias, concretamente para a Conference League. Mas, para tal acontecer o FC Porto terá de vencer o Tondela na final da Taça de Portugal.
Por outro lado, este resultado acabou por evitar a despromoção imediata do Moreirense à Liga 2. O clube de Moreira de Cónegos está a um ponto do Tondela, que ocupa o 16.º posto da classificação, que assegura um play-off de manutenção com o terceiro classificado da Liga 2.
Na última jornada, diante do Vizela, que já selou a permanência na Liga, o Moreirense está obrigado a somar pontos e ficar à espera que o Tondela saia derrotado frente ao Boavista. Além disso, está igualmente dependente daquilo que o Belenenses SAD vier a fazer nos dois jogos que ainda tem por disputar. Ou seja, só depois de amanhã, após o encontro entre o Belenenses SAD e o Famalicão é que podem ser desenhados todos os cenários.
Marcações: Vitória Sport Clube