Karting: Luís Alves mostrou rapidez na abertura do Campeonato de Espanha

images/fotoarquivo/2018/desporto/Automobilismo/2022/Luis_Alves_Espanha.jpg

Depois de ter conquistado vários títulos em Portugal, Luís Alves deu este ano o ‘salto’ definitivo para o Campeonato de Espanha de Karting, considerado um dos melhores do mundo.
Na prova inaugural, na pista de Motorland, o jovem piloto de Guimarães conseguiu um top-5 nas mangas de qualificação e o 10.º lugar na Final 2.

Aos 16 anos, Luís Alves apostou no Campeonato de Espanha de Karting para dar seguimento à sua carreira no Karting e o arranque da competição, na Motorland, deixou indícios muito promissores para o jovem piloto vimaranense, tetracampeão nacional.
Num impressionante pelotão de quase 50 concorrentes na categoria sénior, Luís Alves mostrou logo nos treinos cronometrados que tinha andamento para discutir os lugares cimeiros, já que estava a caminho de um lugar na primeira linha quando sofreu um toque de outro concorrente.

Na primeira manga de qualificação, conseguiu subir até a um positivo 5.º lugar, enquanto na manga seguinte chegou mesmo a rodar na 3.ª posição, embora tivesse pneus mais desgastados do que a concorrência direta, algo que o levou a terminar no 8.º posto.
A Final 1 foi o momento mais azarado do fim de semana de Luís Alves, já que logo no arranque um adversário tocou no seu kart e arrancou a carenagem da frente, obrigando-o a abandonar. Sem baixar os braços, Luís Alves recuperou nada menos de 26 posições na Final 2, rumo a um meritório 10.º lugar.

“Sabíamos que o Campeonato de Espanha seria um desafio muito maior pela extrema competitividade, mas esta primeira prova mostrou que temos andamento para discutir os cinco primeiros lugares”, afirmou Luís Alves, que defende as cores do Vitória. “Estávamos com um excelente ritmo nos cronometrados e acredito que era possível chegar à pole-position, sem aquele toque. Foi um momento que condicionou o nosso fim-de-semana, pois tivemos de largar duas vezes na linha de fora, o que nesta pista é muito penalizador. Na Corrida 1 arrancaram logo o bico do kart na partida e depois na Corrida 2 tive de fazer várias ultrapassagens vindo de último, sempre com muita ‘cabeça’, para terminar no top-10. A CRG Espanha e o chassis também mostraram uma excelente performance, por isso vou para a próxima prova muito motivado”, referiu o promissor piloto português.

A segunda jornada do Campeonato de Espanha de Karting será disputada no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Chivas (Valência), nos dias 28 e 29 de Maio.


Marcações: Luís Alves, karting

Imprimir Email