Emoções do automobilismo este fim-de-semana na 43ª edição da Rampa da Penha
Realiza-se este fim-de-semana a 43ª edição da Rampa da Penha. A Montanha da Penha vai ser o palco da segunda prova pontuável para o Campeonato Portugal de Montanha/2022, com o selo de garantia da FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting).
"A Rampa da Penha tem como inscritos os principais pilotos do Campeonato Portugal de Montanha, num total de 51 pilotos, embora as montadas sejam alteradas em vários casos. A 43ª edição da prova, soma à disputa da segunda jornada do Campeonato Portugal de Montanha, na sua segunda prova, depois de Murça, a afinação pela a melhor competição da época, conquistando também novos carros e pilotos, além da competição para Rampa Regional", indica a organização em comunicado.
A edição deste ano da mÃtica competição que se iniciou em 1929, sendo a mais antiga de Portugal, resulta da parceria da Demoporto – Clube de Desportos Motorizados do Porto e da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha e do apoio institucional da Câmara Municipal de Guimarães. Este sábado, as subidas de treinos têm inÃcio pelas 13h30 e prolongam-se até à s 16h30, enquanto amanhã as provas começam pelas 10h00 e têm hora prevista de conclusão pelas 13h00.
Durante dois dias, "as emoções do automobilismo na Penha voltarão a estar ao rubro, somando à competição, com uma mão cheia de subidas e também a participação de senhoras e um número recorde de 51 pilotos. Serão dois dias de intensa adrenalina que prometem fazer vibrar os amantes da modalidade e o imenso público que adere à iniciativa, num colorido Ãmpar e imperdÃvel. Para tornar mais cómoda a subida, a organização sugere também o uso do Teleférico da Penha, em funcionamento nestes dias das provas".
A Rampa da Penha reveste-se de grande interesse, quer como fenómeno desportivo automóvel, quer como evento suscetÃvel de valorizar a cidade de Guimarães. Por outro lado, comprova as excelentes qualidades da montanha da Penha para eventos deste género.
A Penha é um espaço com as melhores condições para proporcionar um excelente espetáculo automobilÃstico, cheio de emoções. Oferece um conjunto de atrativos para que a presente edição da Rampa volte a constituir um sucesso: um percurso digno para por à prova as capacidades dos participantes e espaços ideais para os espectadores, além das valências da montanha.
A realização da prova implica alterações ao trânsito. Este sábado e amanhã, a partir das 13H00 e das 09H00, respectivamente, será proibido o trânsito na subida para a Penha pela freguesia da Costa.