Ricardo Araújo contra "exagero do uso da força" no Estádio D. Afonso Henriques
Ricardo Araújo, vereador do PSD, interveio no período antes da ordem do dia da reunião do Executivo Municipal desta quinta-feira, dizendo que é necessário "exigir de uma vez por todas um apuramento das responsabilidades do que aconteceu no Estádio D. Afonso Henriques", ao referir-se aos acontecimentos do último sábado na partida do Vitória frente ao Sporting.
“Condenamos a violência no desporto, mas é preciso dizer basta de fazer com que sejamos o exemplo para o uso e abuso do nome de Guimarães para se condenar a violência”, disse, acrescentando que "essa imagem afecta todos enquanto vimaranenses, porque o Vitória é embaixador da cidade.
“O que vimos é um exagero do uso da força por parte das forças de segurança”, afirmou, considerando que “o Município pode ter um papel para que haja uma campanha relacionada com o ambiente desportivo saudável, um código de conduta que promova a festa e a experiência única”.
Na resposta, o Presidente da Câmara reconheceu que “sentiu desconforto e injustiça para com o Vitória e Guimarães “. “Estou inteiramente disponível para um trabalho em conjunto com a Direcção do Vitória ter iniciativas conjuntas para defender o bom nome de Guimarães e por essa via o bom nome, a reputação e a excelência do nosso Vitória", adiantou Domingos Bragança.
Ricardo Araújo reagiu: “Há questões institucionais que pode diligenciar com o comando da PSP e o novo ministro da Administração Interna, pode exigir o apuramento dos factos e repor a imagem que passam da Cidade".
Durante a sessão, o Presidente da Câmara apontou: “Vamos dar tempo à nova Direcção do Vitória" e, no final, em declarações aos jornalistas precisou que o Município, através do vereador responsável, já solicitou um esclarecimento ao Comandante da PSP.
" O que se passou é injusto para Guimarães e para o Vitória e temos de fazer com se faça justiça. Guimarães é uma cidade e um concelho de desporto, no topo do desporto nacional, e tem para nós o melhor clube do mundo. É a nossa paixão pelo desporto que está em causa porque acima de tudo queremos levar ao Estádio pessoas de todas as idades em segurança, o que fica posto em causa quando há estes tumultos", frisou o Edil.
Já o Vereador do PSD insistiu que "o Vitória é o principal embaixador de Guimarães". "É por isso que isto diz respeito aos vimaranenses e ao poder político. Além de exigirmos o apuramento das responsabilidades daquilo que aconteceu no Estádio do Rei, temos também a responsabilidade de olhar para a frente", sustentou.
Para Ricardo Araújo é inaceitável "usar o nome de Guimarães para tentar resolver os males do desporto em Portugal e em particular no futebol e nos estádios". "As imagens a que todos assistimos, manifestam claramente um excesso de uso de força policial que seria desnecessária. A Câmara Municipal e o Sr. Presidente devem exigir o apuramento das responsabilidade daquilo que aconteceu porque é tempo de dizer 'basta', Guimarães, o Vitória e os vitorianos não podem servir para permanentemente serem o exemplo para os maus exemplos que acontecem no desporto em Portugal". "Se há excessos, comportamentos que não são apropriados, há que condenar em qualquer circunstância, mas não podemos permitir que se use e abuse do nome de Guimarães para passar uma imagem que não é aquela que condiz com os vimaranenses e os vitorianos", vincou, no final da sessão.
(Notícia publicada às 11h38 e actualizada às 16h13, com as declarações prestadas no final da reunião do Executivo)