Fernando Monteiro: "Esperamos que o basquetebol do Vitória possa voltar aos tempos que já vivemos"

images/fotoarquivo/2018/desporto/Basquetebol_20212022/Fernando_Monteiro.jpg

No regresso à liderança da secção de basquetebol do Vitória, Fernando Monteiro explica, em declarações ao Grupo Santiago, o caminho a seguir para a recuperação das equipas que disputam os principais campeonatos nacionais.

O que o motivou a aceitar o convite do Vitória para regressar à liderança da secção de basquetebol?: “O que me convenceu foi a posição em que o Vitória se encontra. O Pedro Guerreiro conversou comigo e sendo vitoriano, sentindo a posição em que o clube está acabei por aceitar o desafio. Nem de longe, nem de perto passava pelos meus horizontes voltar ao Vitória, mas não podia deixar de regressar face à situação complicada que se vive do ponto e vista desportivo”.

Há um longo caminho a percorrer para a recuperação das duas equipas seniores na tabela classificativa?: “Claro! Quando não estamos numa boa posição na tabela classificativa, a tarefa torna-se mais difícil. Depois, tomam-se algumas decisões para que os jogadores 'acordem', para que a estrutura 'acorde'. Esperamos voltar aos tempos que já vivemos, com as equipas noutro nível”.

E como é possível recuperar essa mística?: “Já estou a promover entrevistas individuais com os atletas, para lhes fazer sentir o que é o clube, o que representa para a cidade e a importância do basquetebol. Temos de lhes incutir essa mística muito própria, que é nossa, que mais ninguém consegue ter independentemente de haver clubes maiores”.

A saída do Carlos Fechas da equipa sénior era inevitável?: “Quando não há resultados, o elo mais fraco paga sempre. Custou-nos mesmo muito tomar esta decisão, porque o Carlos Fechas é uma pessoa da casa, que deu muito ao Vitória, temos muita consideração por ele. Mas, às vezes temos de abanar a estrutura para alcançar resultados. Temos de agradecer todo o trabalho que fez por nós. Não sabemos se foi a melhor decisão, mas são riscos que temos de correr. Quem chegar agora, vai ter um pouco mais de sorte porque os jogadores que estavam lesionados já podem ser utilizados”.


Marcações: Vitória Sport Clube, basquetebol, Fernando Monteiro

Imprimir Email