Negócio dos Pedros na acusação a Pimenta
É o novo capítulo no processo que envolve Pimenta Machado. A transferência de Pedro Barbosa e Pedro Martins para Alvalade faz parte da acusação do Ministério Público. Segundo o Jornal de Notícias e o Público, o dinheiro terá sido desviado para paraísos fiscais e para a Suíça, bem como para contas de Pimenta Machado e da mulher. A investigação terá concluído que nesta transferência não deram entrada no clube 550 mil euros (cerca de 113 mil contos), dos 3,25 milhões de euros (648 mil e 500 contos) acordados entre os dois clubes.Dos 113 mil contos, 60 mil acabaram por ir parar à conta do saco azul do Vitória. Outros 18 mil foram levantados pelo ex-Presidente do Vitória e a verba restantes, 35 mil contos, foi depositada numa conta da esposa de Pimenta Machado. A acusação consta do despacho proferido pelo Ministério Público e os investigadores consideram que confirma um dos crimes de peculato, pelo qual ambos são acusados.
Neste caso, apenas Pimenta Machado e a mulher respondem pelo crime, porque o Ministério Público dá como válida a tese defendida pelos então responsáveis do Sporting, entre eles o próprio Santana Lopes. Ou seja, o negócio que terá sido feito por Simões de Almeida passou pelo pagamento em cheques. Depois, o que se terá verificado foi que um deles, inicialmente passado ao Vitória, foi depois endossado para outra conta.
Recorde-se que o Ministério Público acusa Pimenta Machado de quatro crimes de peculato. Um diz respeito à transferência de Fernando Meira, outro à de Pedro Barbosa e Pedro Martins e as outras duas terão a ver com jogadores brasileiros.
Segundo o JN, Pimenta e a mulher são também acusados de dois crimes de falsificação de documentos que estão alegadamente relacionados com o endosso dos cheques do Vitória para a conta familiar.
Entretanto, o Ministério Público já terá pedido a extracção de uma certidão com o intuito de abrir um novo inquérito com vista a apurar os crimes de evasão fiscal relacionados com o funcionamento do saco azul do Vitória.
Marcações: Desporto