Pepa: "Temos esta sede de vitória e vamos com tudo para podermos conquistar os três pontos”
O que esperar do jogo com o Famalicão, que ainda não venceu?: “A pressão é igual. Estamos a falar de equipas competentes, com bons valores individuais. Tanto uma e outra equipa, se olharmos para a tabela a classificação não corresponde ao que têm feito. Vai ser um jogo de muita qualidade, porque há qualidade nas duas equipas, não só em termos individuais. Queremos muito ir para dento de campo, queremos muito jogar. Percebemos onde temos errado, há situações individuais, outras mais colectivas. Temos de reconhecer aquilo em que temos de ser muito mais fortes para minimizar esse tipo de erros. Quando acontece algo adverso, parece que vai tudo, mas isso não nos pode acontecer. Temos de manter o que de bom temos feito, mas com melhorias. Temos de nos agarrar com muita competência ao processo para podermos ganhar”.
Equipa preparada para reagir a situações adversas?: “Sendo específico, as quebras foram em 15 minutos do jogo com o Arouca e em cinco frente ao Benfica. Há momentos em que temos de ter capacidade de saber defender bem. Temos de reconhecer o que aconteceu ali. Em Arouca, a equipa perdeu-se um pouco depois de algo que ninguém estava à espera. Nos últimos cinco minutos diante do Benfica também houve um certo desnorte. Nem sempre estamos por cima, os erros vão acontecer sempre, temos é de ter capacidade de ter um pensamento positivo e não pensar no que aconteceu. Temos de fazer acontecer, continuar a ter capacidade, com muita personalidade. Temos sido fustigados pelos detalhes, isso tem importância num campeonato muito competitivo. Queremos é jogar e voltar às vitórias”.
Últimos resultados criaram ansiedade no grupo?: “Temos de ter capacidade para combater isso. Queríamos todos ter mais pontos, mas não há volta a dar. Não podemos fugir das nossas convicções, a resposta é no tribunal, dentro do campo. No futebol podemos ir sempre lá para dentro para tentar corrigir. Queremos muito oferecer os três pontos. No jogo com o Benfica ficamos com uma frustração tremenda, não só pelo resultado. Isto é uma maratona, que se conquista com os pontos”.
DGS informou que estádios podem voltar a ter capacidade de 100 por cento…: “Isso deixa-me muito satisfeito. Foi um sofrimento tremendo para todos. Se há essa decisão, temos de confiar. Foi mais de um ano longe da paixão pelo jogo. Num passado recente estivemos com menos dois homens no jogo com o Belenenses e toda a gente sentiu o apoio à equipa. Tudo que ajude a libertar a lotação dos estádios é benéfico para todos. Para nós é uma força tremenda, porque a massa adepta do Vitória ajudam-nos muito”.
Janvier na luta pela titularidade… porque ainda não cabe no onze?: “O plantel é composto por vários jogadores, todos querem jogar. É isso que tem de acontecer dentro do balneário. Há jogadores que entram bem de início, outros que mexem bem quando entram. Tudo tem a ver com opções”.
A falta de golos do sector ofensivo…: “Nos últimos três jogos marcamos cinco golos. Não sofríamos e agora encaixamos cinco em dois jogos. Não podemos fugir ao que de bom temos feito, mas temos de melhorar porque estamos a pagar muito caro pequenos pormenores”.
O que vale o Famalicão?: “É uma equipa que teve reforços no decorrer da janela de Verão. Foram acrescentando com qualidade. Tem qualidade, independentemente da classificação. O metro quadrado na competição está muito caro, isso exige sempre o melhor de nós do primeiro ao último minuto. Vamos encontrar uma equipa capaz e competente, mas é daqueles jogos que temos de olhar mais para dentro e fazer acontecer e não esperar que aconteça. Temos esta sede de vitória e vamos com tudo para podermos conquistar os três pontos”.
Marcações: Vitória Sport Clube, Pepa