Jogos Paralímpicos: Manuel Mendes parte para Tóquio “entusiasmado por representar Portugal”

images/fotoarquivo/arquivo_2014/desporto/atletismo/manuel_mendes_t46.jpeg

O vimaranense Manuel Mendes viaja este sábado para Tóquio, onde vai disputar a maratona dos Jogos Paralímpicos no dia 5 de Setembro.

Manuel Mendes vai correr a maratona da categoria T46. O atleta, de 50 anos, que não tem o braço esquerdo, confirmou a marca de acesso numa prova que teve lugar este ano, em Palmela.

O maratonista vai participar pela segunda vez nos Jogos Paralímpicos, depois de se ter estreado no Rio de Janeiro, em 2016, com a conquista da medalha de bronze na categoria referente aos atletas com deficiência nos braços. O vimaranense terminou essa prova com um tempo de 02:49.57 horas, atrás do chinês Li Chanoyan, medalha de ouro, com uma marca de 2:33.35 horas, e do espanhol Abderrahmam Khamouch, prata, com 2:37.01 horas.

Antes da partida para Tóquio, Manuel Mendes mostrou-se “entusiasmado” por poder voltar a “representar Portugal”. “Vamos tentar representar condignamente o país, para que os portugueses tenham orgulho em nós”, disse, em declarações ao Grupo Santiago. O atleta sabe que “está toda a gente de olho em nós”, pelo que os integrantes da comitiva “pretendem alcançar os melhores resultados”.

Depois da conquista da medalha de bronze no Rio de Janeiro, em 2016, Manuel Mendes tem a ambição de “voltar a apresentar-se em boa forma”. Contudo, não promete medalhas. “No dia, espero ter uma participação que vá de encontro ao que preparamos. Acredito que posso conseguir os objectivos, o melhor pode ser uma medalha, como também pode ser um 4.º ou um 5.º lugar. Não corremos sozinhos, temos adversários. Os que forem melhores, vão ficar à minha frente, os que não o conseguirem ficarão atrás. Não há receio de assumir candiadtura. Não sei o nível dos meus adversários, sei que entraram dois australianos com muita qualidades, que apresentaram marcas excelentes. No último ano e meio não houve competições, o que complica porque treinar é uma coisa, competir é outra. Enquanto não sair a start list é prematuro assumir alguma coisa, porque nem sabemos quem estará presente”.


Marcações: Manuel Mendes, Jogos Paralímpicos de Tóquio

Imprimir Email