João Fernando substituiu Manuel Silva no Gonça

João Fernando orientou esta noite o primeiro treino no Atlético de Gonça. O técnico substituiu Manuel Silva, que deixou o clube devido a “contingências profissionais.” O vimaranense João Fernando está de regresso ao activo. Depois de ter deixado o Porto d’Ave há poucas semanas, substituiu Manuel Silva no comando do Gonça. Esta noite será apresentado aos seus novos pupilos e orientou o primeiro treino.
Ao contrário do que é normal, a mudança no comando técnico não se deveu aos maus resultados. É que a entrada de João Fernando já estava acertada desde a passada sexta-feira, antes do jogo com o Airão. “Foi uma situação ‘sui generis’”, disse João Fernando. “Fui contactado pelo Manuel Silva no sentido de lhe sugerir um possível substituto porque ele, por afazeres profissionais, não teria condições para treinar o Gonça. Sugeri-lhe alguns nomes, mas ele acabou por me dizer que para teria orgulho se fosse eu a substitui-lo. Disse-lhe que se fosse esse o problema dele, que eu ocuparia o lugar dele. Depois do contacto com o João Henrique, uma pessoa que conheço bem, cheguei a acordo com o Gonça. Ele não acreditava muito na possibilidade, mas garanti-lhe que não sou treinador de uma ou outra Divisão nem conotado com qualquer clube. Gosto de treinar e estava disponível”, contou.
João Fernando referiu que “é com orgulho que treino o Gonça. Não esqueço as minhas origens nem aquilo que o clube fez pela equipa de juniores do Torcatense que eu orientei no início da minha carreira. O Presidente João Henrique foi inexcedível no apoio que me deu na altura. Agora é a vez de poder retribuir. Também já estava farto de andar a ser colocado em qualquer clube todos os fins-de-semana.” O técnico espera “encontrar algumas diferenças” nesta sua nova tarefa. “O grau de exigência é diferente porque os atletas não são remunerados. Estando na 1ª Divisão, o Gonça sabe que deve evitar a descida de divisão. Depois de garantir isso quer atingir a melhor cassificação possível.”

Silva explica saída

Na hora da saída, Manuel Silva explicou que “não era possível continuar à frente da equipa do Gonça por motivos profissionais. Tentei sensibilizar o Presidente para isso e encontrei um amigo para me substituir. O João Fernando mostrou a grandeza dele ao mostrar que pode abraçar projectos na 1ª Divisão. Posso dizer que ele tinha pré-convites para alguns clubes da Divisão de Honra, mas pela nossa amizade, e depois de oficializado o convite do Presidente, aceitou substituir-me.” Manuel Silva deixou o Gonça “com a certeza de que o clube ficou entregue. Isso deixou-me mais tranquilo.” Com a saída do Gonça, Manuel Silva vai “fazer um interregno no futebol. Não vou treinar mais esta época. Depois, não sei se voltarei ao futebol.”

Marcações: Desporto

Imprimir Email