Reações ao falecimento de Neno: Pepa lamenta "a triste notícia"
A morte de Neno está a provocar uma onda de reacções de instituições e personalidades de diferentes quadrantes da sociedade.
Hospital da Senhora da Oliveira: "Henrique Capelas, em representação de todos os profissionais desta instituição, solidariza-se, neste momento de pesar, com a
partida tão precoce do Neno, uma personalidade tão importante para a Cidade e para este Hospital. Não podendo deixar de lhe ficar eternamente gratos, por toda a disponibilidade
deixou, pelo que ficaremos eternamente gratos".
Junta de Freguesia de Polvoreira: A Autarquia da freguesia onde residia Neno emitiu um comunicado para apresentar "as mais sentidas condolências à família de Neno, sublinhando que "Adelino Barros, mais conhecido por Neno, era uma figura incontornável da cidade de Guimarães, com forte ligações ao Vitória Sport Clube, sempre ligado a causas solidárias e sempre disponível para participar em eventos da nossa freguesia. Até Sempre, Neno!"
Alberto Costa (treinador kickboxing Vitória): "Partiu um amigo, das melhores pessoas que conheci. Todos os dias o teu sorriso a tua palavra amiga me fazia sentir mais motivado para começar o trabalho. Vou sentir falta das nossas tertúlias diárias meu amigo. Descansa em paz e até um dia".
Xico Andebol: "Um momento marcante não só para Guimarães, mas para o país inteiro. Prestamos as nossas condolências ao @vitoriasc_oficial neste momento difícil. Quando nos faltam as palavras para descrever o que sentimos, ficamos apenas com as nossas memórias para relembrar a pessoa incrível que o Neno era",
Luís Esteves (treinador de guarda-redes): "Como se consegue utilizar a palavra tristeza e Neno na mesma frase? Uma alegria constante e contagiante. Um Amigo sempre pronto a estender a mão. Um Homem atento a todos os que o rodeavam. Um Ser Humano que marcou todos quantos o conheceram. O mundo é agora um lugar mais triste. Nunca serás esquecido pois pessoas como tu não se esquecem, permanecem para sempre nos nossos corações e na nossa memória. Até sempre meu amigo".
Miguel Oliveira (guarda-redes Moreirense): "OBRIGADO POR TUDO!!! Foste meu treinador de guarda-redes, foste meu diretor, foste meu team manager, foste meu animador nos dias menos bons, foste meu ídolo, foste minha referência, foste a uma inspiração como guarda-redes mas acima de tudo como um ser humano deve ser e deve viver... nunca te vou esquecer".
Manuel Cajuda: "DESCANSA EM PAZ, AMIGO! O meu silêncio será sempre maior que todas as palavras que possa escrever. E por enorme que seja esse silêncio, a tua GRANDEZA será sempre MAIOR. Obrigado por teres passado na minha vida. ADEUS AMIGO e que DEUS te trate com todas as Honras que mereces. A toda a Familia, a (particular e vitoriana) apresento as minhas condolências".
Rui Vitória: “Que injustiça! Não devia ser possível levarem homens como o Neno. Era um homem fantástico! Daqueles com quem todos deveriam ter tido o privilégio de privar, nem que fosse por 5 minutos. Descansa em paz meu amigo”, escreveu o treinador do Spartak Moscovo na rede social Instagram. “Partiu um dos melhores seres humanos que conheci no futebol! Sei que daqui a uns tempos vou recordar-me das suas gargalhadas, daquela alegria única, do seu charme. Neste momento não quero ainda! Neste momento estou revoltado!”, disse ainda Rui Vitória.
Boavista: "O Boavista FC lamenta profundamente o falecimento de Neno, antigo guarda-redes da Seleção Nacional e atual dirigente do Vitória Sport Clube. Até sempre, Neno!"
Paços de Ferreira: "Ficará sempre na memória a sua simpatia, alegria e respeito constante. Aos familiares e amigos de Neno, e à família Vitoriana, o FC Paços de Ferreira endereça as mais sentidas condolências".
Santa Clara: "Perde-se um ícone. Um dos maiores do futebol português... Neste momento de profunda consternação, endereçamos as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Neno".
Pepa: "Que triste esta notícia. Uma grande perda para o Vitória SC e para todos os que estão no futebol de forma positiva. Neste momento, não tenho palavras apenas o meu pensamento vai para a sua família e amigos. Descansa em paz, Neno!"
Vítor Campelos: "Sempre Presente com a Sua Alegria contagiante; aquando de momentos menos Bons, fazia questão de ser dos primeiros a chegar e Apoia. Ser Humano de Excelência, com um Coração Genuíno".
Futebol Clube de Vizela: "O FC Vizela endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Neno, neste momento particularmente difícil".
Moreirense Futebol Clube: "Neste momento de profunda dor e sofrimento a família Moreirense endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Neno. O futebol ficou mais pobre. Descansa em Paz!"
Associação de Ciclismo do Minho: Salientando que Neno "tão nobre e distintamente marcou a comunidade em diversos domínios", a Direção da ACM recorda que o antigo guarda-redes colaborou inúmeras vezes com a associação, tanto nas Galas de Encerramento da época desportiva como em eventos como o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal e o Passeio Noturno de Natal - Luzes Solidárias, tendo ainda sido um dos subscritores do "jogo limpo", um manifesto em defesa da ética desportiva promovido pela ACM. "Nesta hora de dor”, refere a Direção da ACM, “não poderíamos deixar de expressar o nosso sentido pesar pelo falecimento de um Amigo do ciclismo, de um Amigo da Associação de Ciclismo do Minho, do "Julio Iglesias Português" e embaixador do Vitória Sport Clube.
Paulo Futre: “Deixou-nos a melhor pessoa que conheci no mundo do futebol. E conheci muita gente boa neste mundo, mas nenhum como o meu querido e grande amigo Neno. Todos aqueles que tivemos o privilégio de conhecer-te vamos ter muitas saudades tuas Neninho. Descansa em paz maninho”, afirmou Paulo Futre.
Mozer: “O Neno era e foi uma pessoa com um astral tremendo, educadíssimo, gentil, respeitoso, simpático, carismático e divertido, tudo o que na verdade gostaríamos de ser. Espero que Deus reconheça seu valor e lhe reserve um belo lugar para você descansar em paz”, referiu o antigo central do Benfica.
FC Porto: “O FC Porto expressa as mais sentidas condolências à família e amigos de Neno, com quem tantas vezes nos cruzámos dentro e fora do campo. Que a memória dos momentos, das histórias e do seu sorriso tão característico traga o conforto necessário neste momento difícil”, refere uma mensagem do clube nas redes sociais.
Zé Amaro: "Este é um dia muito triste, O Neno era uma pessoa de bem com a vida e com os amigos. Tinha um sorriso que contaminava toda a gente. Era realmente um ser humano único, ímpar".
José Alberto Reis: "Era amigo do Neno desde que ele veio jogar para o Vitória. O Neno era um ser humano muito especial, com uma vontade enorme de abraçar toda a gente, com um sorriso que irradiava muita luz. Era uma pessoa sempre pronta a participar em iniciativas solidárias. Como amigo dele desde que veio jogar para o Vitória, estou muito triste porque era um irmão".
Ricardo Quaresma: "Partiu um dos nossos. O Neno tinha sempre o sorriso que nos enchia de motivação e alegria. Um grande guarda-redes e um ser humano com um coração ainda maior”, escreveu Quaresma na rede social Instagram.
Pedro Proença: O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, lamentou a morte de Neno, referindo que era um exemplo de “como se deve estar no futebol e na vida”. “Esta é uma daquelas notícias que não queremos, nem nunca estaremos preparados para receber. O Neno era um homem bom, íntegro, afável, solidário e com um enorme talento. Um exemplo para todos de como se deve estar no futebol e na vida”, referiu Pedro Proença, numa mensagem nas redes sociais. “Mas mais do que um embaixador, ou glória do futebol português, o Neno era, será sempre, um bom amigo. É com muita tristeza que escrevo estas palavras, e farei questão que a sua memória e o seu bom exemplo perdurem no tempo”, frisou.
Sp. Braga: "O Sporting de Braga manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Neno e endereça à família, aos amigos e ao Vitória SC as mais sentidas condolências", pode ler-se numa nota de pesar. Para os bracarenses, "esta é uma notícia que abala todo o futebol português, pois Neno sempre mostrou um enorme respeito pelos seus adversários e por todas as instituições desportivas, dentro e fora de campo".
Jorge Carlos Fonseca (Presidente da República de Cabo Verde): “Chocado com a notícia da morte de Neno, cabo-verdiano que se notabilizou como guarda-redes do Benfica, do Vitória de Guimarães e da seleção portuguesa de futebol”, escreveu Jorge Carlos Fonseca, na sua conta oficial na rede social Facebook. Assumindo uma “consternação imensa” pela morte de uma “figura de uma simpatia e de uma jovialidade raras”, o chefe de Estado cabo-verdiano recorda que Neno, os irmãos e os pais foram seus vizinhos durante “bons anos” na Praia. “Conheci-o, ele menino, e, depois, cruzamo-nos nalgumas ocasiões, uma das quais no Porto, num evento em que estive já como Presidente da República, e onde ele animou o ambiente cantando como gostava muito de fazer”, recordou Jorge Carlos Fonseca.
Alfredo Laureta, ex-futebolista: "Era um irmão. Foi meu colega de equipa durante quatro anos. Tínhamos uma relação muito, muito boa. O Neno era aquilo que toda a cidade de Guimarães sabe... Amigo do amigo! Foi uma bomba que me caiu às 7h00 quando recebi a notícia. Estou destroçado. O Neno era um ser humano grandioso. Que Deus o tenha!"
Cristina Ferreira: "Este é o sorriso que guardarei. Foi sempre assim de todas as vezes que o recebi. Que notícia tão triste".