Presidente de A. F. Braga defende modelo de transição renovado por um ano

images/fotoarquivo/2018/desporto/FutebolDistrital20202021/Manuel_Machado2.jpg

O presidente da Associação de Futebol de Braga vai defender, na reunião da Direcção do organismo marcada para quinta-feira, a manutenção do actual quadro competitivo para a temporada 2021/2022. Depois da suspensão dos campeonatos em Março de 2020, a Associação de Futebol de Braga iniciou a temporada em curso com um modelo competitivo de transição, em que o campeonato Pró Nacional foi dividido em duas séries e a Divisão de Honra em três. Um formato que Manuel Machado entende que deve ser adoptado novamente na época 2021/2022, o que implicará mudanças no sistema de promoções e descidas. Desde logo, a ideia passa por serem despromovidos apenas os últimos classificados das duas séries do Pró Nacional, mais um terceiro clube, que será apurado numa liguilha entre os penúltimos de cada série. Na Divisão de Honra, se esta tese vingar, apenas terão acesso à subida os primeiros classificados das três séries, enquanto na 1.ª Divisão também apenas deverão ser promovidos os vencedores das quatro séries.

“Vamos manter este plano para a próxima época. Achamos que não é justo que sejam despromovidos oito clubes do Pró Nacional. Haverá menos subidas e menos descidas. Não foi uma época normal, não podemos penalizar os clubes, por isso achamos que devemos manter os mesmos quadros competitivos”, revelou Manuel Machado ao DESPORTIVO de Guimarães. O dirigente sustentou que “se tudo tivesse corrido de forma normal, iríamos começar o caminho para que o formato fosse regularizado o mais cedo possível. Mas, isso não aconteceu, a época é atípica por isso devem ser tomadas decisões que penalizem o menos possível os clubes”. As decisões finais podem surgir na reunião de quinta-feira da Direcção da Associação de Futebol de Braga. “O mais importante é que se minimizem as descidas”, sublinhou Manuel Machado ao nosso jornal, que pretende “auscultar os clubes, apresentar as ideias e ouvir as propostas. As que forem de encontro ao que nós pensamos, vamos agarrá-las e adequá-las, as que reunirem maior consenso são as que vão ser colocadas em prática”.

Manuel Machado confirmou que o regresso das provas da Associação de Futebol de Braga deverá acontecer apenas a 8 e 9 de Maio. Num cenário mais optimista, os campeonatos Pró Nacional, a Divisão de Honra e a 1.ª Divisão podem ser reatados a 1 e 2 de Maio.


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado

Imprimir Email