Noticia da Rádio Santiago: Pimenta Machado demite-se da presidência do Vitória
O Presidente da Direcção do Vitória vai demitir-se do cargo. O dirigente revelou a sua decisão no decorrer de uma reunião de emergência da direcção do clube realizada esta terça-feira à noite. A intenção manifestada aos restantes membros directivos só terá efeitos práticos após a formalização da renúncia ao cargo que terá de ser apresentada ao Presidente da Assembleia Geral. Pedro Xavier foi surpreendido com a notícia, numa altura em que a Mesa da Assembleia Geral já tinha decidido marcar a reunião magna extraordinária de associados para o próximo dia 22, tendo como principal objectivo discutir e votar uma proposta de destituição dos actuais órgãos sociais do clube.Perante este novo cenário, a Mesa da Assembleia Geral anulou a
convocatória, ficando agora a aguardar pelo pedido formal de demissão do Presidente da Direcção a fim de convocar eleições antecipadas.
Na reunião de emergência, Pimenta Machado terá invocado falta de condições para continuar no cargo, nomeadamente a falta de sintonia com os outros órgãos sociais.
Com o anúncio da saída, o dirigente põe fim a 24 anos de liderança dos
destinos do Vitória. Nos últimos tempos, a imagem do dirigente desportivo
tem-se vindo a deteriorar mesmo junto dos seus mais indefectíveis apoiantes.
A carreira desportiva aquém das expectativas que obrigou o Vitória a sofrer até à última jornada da SuperLiga 2003/2004 para garantir a permanência, fragilizou a sua posição junto da massa-associativa. O facto de estar muitas vezes ausente do dia a dia do clube por estar a residir na Costa da Caparica afastou-o ainda mais da vivência do Vitória.
Na última Assembleia Geral, onde estava prevista a discussão das contas
relativas ao ano de 2002 e primeiro semestre de 2003, Pimenta Machado optou por não comparecer - ordenando aos restantes elementos da Direcção que boicotassem a AG - deixando os sócios à beira de um ataque de nervos. Foi também a gota de água que fez transbordar o copo de Pedro Xavier, seu fiel seguidor que optou pela rotura com o amigo que auxiliou durante muitos anos. Na segunda-feira, Pedro Xavier acusou o Presidente do Vitória de "ter abandonado a gestão do clube." O Presidente da Assembleia Geral disse ainda que Pimenta Machado "está a gerir o clube à distância de muitos quilómetros."
Pimenta Machado, que nas últimas eleições foi reeleito com cerca de 67% dos votos, atravessa um momento delicado desde que foi detido pela Policia Judiciária, na sequência da investigação de alguns negócios relativos a transferências de jogadores. De resto, a fase de investigação está em vias de ser concluída, sendo que se prevê para breve que seja formulada a acusação, segundo fontes ligadas ao processo.
Com esta demissão, a Assembleia Geral marcada para sexta-feira deverá ser anulada, uma vez que sem Direcção não poderá haver discussão das contas.
Marcações: Desporto