Centro de Estudos para potenciar sinergias de «Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto»

Fazer de Guimarães um território campeão na prática de actividades físicas foi a meta apontada na apresentação do Centro de Estudos do Desporto ? Guimarães (CED-G), realizada esta sexta-feira, na sala de conferências do Pavilhão Multiusos.

O Centro de Estudos do Desporto - Guimarães é uma nova unidade orgânica que nasce no seio da Tempo Livre, contando com o apoio de várias entidades, assumindo como objectivos a promoção do debate e a reflexão sobre temáticas desportivas de impacto local, detectar e avaliar as dificuldades inerentes à actividade dos agentes desportivos de Guimarães, contribuir para a formação e o conhecimento da realidade do sistema desportivo concelhio, produzir conhecimento com valor científico, avaliar e monitorizar a actividade desportiva e física e publicar estudos e relatórios.

Antes da apresentação do projecto feita pela Coordenadora desta nova estrutura da Tempo Livre, Paula Nogueira, o Presidente daquela Cooperativa assinalou que "Guimarães é uma referência ao nível desportivo". Amadeu Portilha salientou que "chegou a hora de dar conhecimento ao desporto em Guimarães, investindo na capacitação das pessoas", destacando a importância de potenciar sinergias para dar continuidade ao projecto da Cidade Europeia do Desporto (CED) em 2013.  

O Delegado Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude congratulou-se pelo facto da CED "não ter terminado". "Este projecto permite continuar a investir na qualidade de vida dos cidadãos", disse Vitor Dias. 

No encerramento da sessão, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, manifestou o desejo de fazer dos vimaranenses "campeões na prática desportiva", criando infraestruturas para as diversas modalidades e equipamentos adequados à actividade física regular.

O Centro de Estudos do Desporto possui duas linhas estratégicas: uma unidade estratégica e uma unidade museológica. No âmbito do primeiro eixo está programada a implementação de um programa de actividades, serviços e estudos conducentes à qualificação dos agentes desportivos locais e ao enriquecimento da política desportiva do concelho, concedendo mais um forte impulso a uma trajetória que ganhou dinâmica em 2013, ano em que Guimarães celebrou o título de Cidade Europeia do Desporto. O CED-G tem igualmente no horizonte a criação de um museu, um espaço virtual e interactivo, assim como um repositório e centro documental.

O Conselho Científico do CED-G integra Beatriz Pereira, da Universidade do Minho, Pedro Sarmento Lopes, da Universidade do Porto, Abel Santos, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém, e Dimas Pinto, do Instituto de Estudos Superiores de Fafe. O Conselho Consultivo será liderado por Pedro Sarmento Lopes, da Universidade do Porto.

 

Marcações: Desporto

Imprimir Email