Basquetebol: BCG perde em casa com o Esgueira

O BCG sofreu a segunda derrota consecutiva no arranque da Proliga. Em casa, a formação vimaranense foi surpreendida pelo Esgueira, que venceu por 67-77. Embora tenha estado quase sempre na liderança do marcador, o BCG claudicou novamente no último período. A entrada de leão no primeiro período do jogo fazia prever um triunfo confortável da equipa orientada por Casimiro Silva e António Lourenço. Tal como havia acontecido no jogo da ronda inaugural em Torres Vedras, os vimaranenses entraram com todo o gás. Ao final dos primeiros dez minutos, venciam confortavelmente por 23-9.
Uma vantagem de 14 pontos que, entretanto, não garantiu total tranquilidade, visto que o Esgueira não demorou a reagir. No segundo período, a formação aveirense tomou conta do jogo. Nos primeiros minutos os da casa ainda tiveram o engenho de segurar a vantagem acima dos 10 pontos, mas, depois, precipitaram-se no ataque e descuidaram-se na defesa ao ponto do Esgueira recuperar cinco pontos ao fazer um parcial no segundo período de (14-19). Ao intervalo, o BCG vencia, ainda assim, por nove pontos de diferença, 37-28.
Depois de uma primeira parte muito fraca em termos atacantes, o Esgueira apareceu no segundo tempo com outra velocidade e começou novamente a tomar conta das incidências. Do outro lado, a ineficácia ofensiva começou a ser notória a partir do momento em que falhou o jogo exterior. Apenas Nuno Pedroso conseguia apontar alguns triplos, mas não era secundado pelos seus companheiros de equipa. De resto, foi através dos lançamentos de três pontos que o Esgueira fez a aproximação decisiva. O norte-americano Karlos Fairley fez a diferença ao apontar dois triplos consecutivos no final do terceiro quarto, colocando a sua equipa a perder por dois pontos. Logo no começo do período decisivo, o mesmo jogador, na cara de Jermaine Hill, voltou a marcar de fora da área, colocando a sua equipa na liderança.
Até aos últimos três minutos, o jogo tornou-se bastante equilibrado com a alternância na liderança do marcador a ser uma constante. Aos 35 minutos, as duas equipas estavam empatadas a 60 pontos e aos 37’ a 66. A partir daí, o Esgueira foi mais forte. Com outra serenidade, os forasteiros conseguiam converter os seus ataques em pontos, enquanto que a necessidade de fazer tudo mais rápido levou os jogadores do BCG a uma precipitação fatal. O Esgueira passou para a frente do marcador no minuto 38, ficando a vencer por 67-70. Casimiro Silva e António Lourenço promoveram algumas mudanças na equipa, nomeadamente a saída de Jermaine Hill, na tentativa de dar a volta ao resultado, mas o efeito foi nulo. Aproveitando a descrença dos vimaranenses no último minuto, o Esgueira elevou a vantagem para número exagerados. No entanto, o triunfo da formação aveirense é justa. Depois de ter perdido o primeiro período, venceu todos os outros com grande à vontade.
A dupla de arbitragem não teve influência no desfecho do encontro, apesar de ter cometido alguns erros.

Marcações: Desporto

Imprimir Email