Vitória empatou a um golo em Alvalade

Sporting e Vitória empataram a um golo, em Alvalade, em partida referente à 27ª jornada da SuperLiga. A formação de Augusto Inácio abriu o marcador aos 14 minutos, por intermédio de Fangueiro e aos 61’ Hugo restabeleceu a igualdade e o resultado final. Os sete pontos de distância que separavam as duas equipas à partida para esta ronda suscitavam alguma curiosidade em torno do embate de hoje, na medida em que o Vitória, em caso de vitória, poderia aumentar, na fase final da Superliga, a pressão sobre um Sporting que já se tem mostrado instável por natureza nos últimos meses.

Com o sistema táctico habitualmente utilizado por Inácio (3x5x2), o Vitória apresentou-se em Alvalade aparentemente disposto a comprovar o estatuto de uma das equipas que melhor futebol tem desenvolvido nos relvados da Superliga. Depois do primeiro sinal de perigo criado por Fangueiro aos 4 minutos de jogo (cabeceamento à figura de Nélson) e de uma excelente defesa de Palatsi a remate de Toñito (a primeira de muitas…), o Vitória conseguiu colocar-se em vantagem no marcador, por intermédio de Fangueiro que aproveitou uma falha de marcação de Contreras e Hugo para se isolar e rematar cruzado sem hipótese de defesa para Nélson.

Se a primeira parte terminou com o assalto sportinguista à baliza adversária, o segundo tempo reforçou essa tónica, com a entrada de Sá Pinto para o lugar de Quiroga a acentuar o balanceamento ofensivo leonino. Surpreendentemente, o Vitória pareceu retrair-se, mantendo-se na expectativa e explorando o contra-ataque de forma intermitente. A defensiva vitoriana também tardava em acertar nas marcações e só o desacerto do ataque de Alvalade, aliado à segurança evidenciada por Palatsi, ia permitindo a manutenção do resultado. Foi preciso esperar pelos 61 minutos de jogo para, na sequência de um livre indirecto, Hugo subir mais alto que todos os adversários e cabecear a bola para o fundo da baliza vimaranense, correspondendo da melhor forma a um cruzamento de Rui Jorge.

Com arbitragem do portuense Martins dos Santos, as equipas alinharam da seguinte forma:

Sporting– Nélson; Quiroga (Sá Pinto, 46m), Hugo, Contreras e Rui Jorge; Paulo Bento e Rui Bento; Quaresma (Pedro Barbosa, 85m), João Pinto e Toñito (Cristiano Ronaldo, 67m); Jardel

Vitória – Palatsi; Marco, Cléber e Rogério Matias; Abel, Pedro Mendes (Bessa, 85m), Rui Ferreira, Nuno Assis e Djurdevic; Fangueiro (Rafael, 68m) e Romeu (Laelson, 90m)

Marcador: 0-1, Fangueiro, 14m; 1-1, Hugo, 61m

Disciplina: Cartão amarelo a Rui Ferreira (46m), Marco (50m), Cléber (68m), Hugo (75m e 87m), Rui Bento (76m), Palatsi (80m) e João Pinto (82m). Cartão vermelho a Hugo (87m).

Marcações: Desporto

Imprimir Email