«Contextile 2014» apresentada esta quinta-feira em Guimarães

A apresentação oficial da Contextile 2014 — Bienal de Arte Têxtil Contemporânea — realiza-se esta quinta-feira, pelas 15 horas, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.
O evento vai contar com a presença do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, José Bastos, e de membros da Direção Regional de Cultura do Norte, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) e do Montepio Geral.

A Contextile 2014 arranca a 26 de Julho e promete trazer a Guimarães alguns dos melhores trabalhos de arte têxtil contemporânea a nível internacional. Da programação fazem parte uma exposição competitiva internacional, residências artísticas, exposições vindas do Japão, Espanha, Lituânia e Estónia, e ainda conferências e workshops.

Concorreram à exposição competitiva desta 2ª edição 263 artistas de 34 países com cerca de 500 trabalhos, o que representa um crescente interesse dos artistas internacionais pela realização desta bienal.

O primeiro objetivo da Contextile 2014 é a reflexão sobre a importância da arte têxtil contemporânea nas diversas formas de expressão e representação artísticas e sobre o seu papel como instrumento de interação e cooperação entre territórios, povos, comunidades, economias, culturas, sociedades, redes setoriais e internacionais. 

A principal missão passa por conceder visibilidade à arte têxtil e, numa ligação estreita com os territórios de tradição têxtil, promover a interação entre os artistas, os criadores, a indústria, a comunidade e o concelho de Guimarães, contribuindo assim para o processo de fortalecimento da economia através da promoção da inovação, da criatividade e da valorização da identidade têxtil regional e nacional.

Numa ligação estreita com os territórios de tradição têxtil, a Contextile pretende ser uma plataforma de diálogo entre os artistas, os criadores, os cidadãos e as empresas locais, contribuindo para o desenvolvimento e para a diversificação da economia e das indústrias culturais e criativas da região.

Durante a apresentação oficial da Contextile 2014, será entregue ao vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães a obra da artista Claire Baker, que venceu o Prémio de Aquisição da edição de 2012.


Marcações: Cultura

Imprimir Email