Guimarães Rugby apura-se para a final do Campeonato Nacional

A equipa de rugby de Guimarães conseguiu, no passado sábado, alcançar o objectivo proposto pelos seus responsáveis no início da época, o acesso à final do campeonato nacional da segunda divisão. Jogo que ditará o vencedor e a respectiva subida à primeira divisão.
Numa eliminatória jogada a duas mãos, o GRUFC trazia para o derradeiro jogo uma desvantagem de 21 pontos, depois de um jogo menos conseguido na capital, que acabou com um resultado favorável ao Clube de Rugby da Faculdade de Ciências e Tecnologia de 41-20.
 
Na Cidade Berço, os «Bravos de Guimarães» tinham pela frente uma missão muito difícil e só uma entrada em campo com uma atitude avassaladora poderia inverter a desvantagem acumulada. E assim foi.

O jogo começou com uma enorme pressão dos homens da casa sobre o FCT que percebeu que a viagem a Guimarães seria provavelmente mais difícil do que inicialmente esperariam.

Mas só aos 20 minutos é que os vimaranenses passaram para a frente do marcador com um ensaio convertido, colocando o resultado num curto 7-0. Como resposta, e sem muitas mais oportunidades para pontuar, a equipa de Lisboa converteu uma penalidade e fez o 7-3, obrigando os «Bravos» a correr atrás do prejuízo.

Antes do intervalo o resultou foi dilatado para 14-3 com um novo ensaio e respectiva conversão para GRUFC.
A equipa e todo o público presente nas Pistas Gémeos Castro percebia que o sonho da reviravolta estava apenas a 10 pontos.
 
Com apenas 40 minutos para inverter o resultado, a ansiedade foi responsável por uma entrada menos conseguida dos vimaranenses. Mas quando faltavam 20 minutos para terminar a partida, houve novo ensaio para o GRUFC provocando a euforia na bancada da Pista Gémeos Castro.

Quando restavam apenas alguns minutos para jogar, o GRUFC marcou novo ensaio e viu premiada toda a atitude de sacrifício, raça e muita humildade, conseguindo anular os 21 pontos de desvantagem.

Com uma penalidade convertida para cada lado, o jogo chegou aos 80 minutos com o resultado empatado a 27-6 (41-20 da primeira mão).

Houve por isso necessidade de jogar o prolongamento. Mais dez minutos para cada lado. Com o estádio ao rubro, e não era para menos, já que se jogava o acesso à final do campeonato nacional, provavelmente por cautela de ambas as equipas, na primeira parte, não houve lugar para qualquer alteração no marcador, mas estava guardado para os minutos finais o momento mais alto da tarde.
Numa jogada com várias fases de construção, em que quase todos os «Bravos» tocaram na bola, e quando o cansaço já estava evidente em todos os jogadores, o GRUFC chegou ao ensaio que valeu a realização do sonho, o acesso à final, no próximo sábado, no Complexo do Jamor. O adversário será a equipa de Rugby de Vila da Moita que venceu nas meias-finais o Clube de Rugby de Famalicão.
 
Nota para o público que se deslocou até à Pista Gémeos Castro para apoiar incondicionalmente o GRUFC e provar que o rugby em Guimarães começa e ganhar expressão.

Marcações: Desporto

Imprimir Email