Rui Reis recebe importante prémio científico nos Estados Unidos da América

A Sociedade Americana de Biomateriais, a maior sociedade Mundial nesta importante área de investigação, anunciou recentemente que decidiu atribuir o Prémio Clemson para Contribuições para a Literatura Científica – um dos mais importantes prémios de carreira a nível Mundial nesta área de investigação - ao cientista e Vice-Reitor para a Investigação da UMinho Rui Reis.
O prémio será entregue em Denver em Abril durante o congresso anual da sociedade, onde Rui Reis apresentará uma palestra plenária. 
Os Clemson Awards, os mais prestigiados prémios Mundiais na área dos Biomateriais, são por vezes considerados os óscares dos biomateriais. 

Nos 40 anos de existência deste importante prémio científico, por muitos poucas vezes ele foi atribuído a alguém que não seja da América do Norte e/ou não trabalhe nessa região do globo. Mesmo nos poucos casos em que o prémio foi atribuído a Europeus (Ingleses, Franceses ou Holandeses) ou asiáticos (Coreanos e Japoneses) estes tinham na grande maioria dos casos trabalhado por algum tempo nos EUA. Pela primeira vez o prémio é atribuído a alguém que nunca foi nem sequer Professor Visitante na América do Norte, tendo construído toda a sua carreira em Portugal. 

Rui Reis é o primeiro cientista Mundial que recebeu os 2 maiores prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais e um Clemson Award da Sociedade Americana de Biomateriais. 
 
No press-release em que a SFB anuncia a atribuição do prémio a Rui Reis destacam-se as contribuições sistemáticas, ao longo de muitos anos, do cientista para o campo dos biomateriais, nomeadamente no desenvolvimento inovador de biomateriais de origem natural, e as diversas estratégias originais que publicou nos campos da engenharia de tecidos e medicina regenerativa. 


Marcações: Sociedade

Imprimir Email