VÍDEO: Plantel do Vitória foi recebido na Câmara

O presidente da Câmara Municipal, António Magalhães, recebeu esta segunda-feira, a comitiva vitoriana. Um gesto que serviu para assinalar a conquista da Taça de Portugal.

A cerimónia juntou quase todos os jogadores do plantel, a equipa técnica e a Direcção do Vitória. Os adeptos também quiseram marcar presença e receberam os jogadores no largo do edifício da Câmara.

Na sua alocução, António Magalhães destacou a importância da conquista da Taça de Portugal para o clube, mas também para Guimarães. “Para o Concelho esta vossa conquista é fundamental. Um marco decisivo naquilo que é o percurso de vida do Vitória e a nossa cidade que tantos êxitos tem no seu percurso de quase 900 anos de história”. O presidente da Câmara sublinhou ser “um enorme orgulho agradecer ao clube que tão bem representa a cidade e o Concelho. Estiveram na base de uma festa fantástica, que vivemos no Jamor e na recepção na nossa cidade. No nosso ponto de vista, a festa pública foi ontem (domingo). Mas, se não viessem à sede do Concelho seria um elemento negativo, a vitória não tinha o apadrinhamento que merece. O  simbolismo da vossa presença aqui é a resposta aos que acreditaram no vosso trabalho, bem expresso pelas palavras do presidente. Antes do jogo tinha a percepção que alguma coisa de estranho relativamente ao normal podia acontecer.  Este grupo de trabalho, Direcção, corpo técnico e Direcção conseguiram os seus objectivos com rigor, disseram aos senhores que pensavam que não os podíamos superar que a fé move montanhas”, acrescentou.

Pouco antes, Júlio Mendes dividiu o discurso em duas partes. Primeiro, agradeceu a recepção à Câmara e disse que o clube “tem de continuar a trilhar o mesmo caminho. Começamos com um propósito muito determinado, o principal era a sobrevivência do nosso clube, tudo o resto vinha a seguir. Fomos claros o suficiente para dizer a todos que o caminho ia ser muito difícil, senão impossível. Toda a gente tinha de ser capaz de sofrer e os jogadores assumiram esse compromisso. Quero expressar o meu reconhecimento a este grupo alargado de pessoas por tornar este momento possível. Isto é mérito de todos nós.  É, de algum modo, a demonstração que das dificuldades se conseguem fazer forças. Conseguimos tornar-nos maiores e superar-nos”. Numa altura de festa, Júlio Mendes não esqueceu quem 'abandonou o barco: “Nós temos um grupo de pessoas que sofreu durante um ano, fiel ao compromisso, mas outros, poucos, abandonaram o projecto numa perspectiva egoísta e precipitaram-se em acções de penhora sobre o clube que lhes deu de comer num passado recente. Sou capaz de perceber a atitude das pessoas, mas gostava que percebessem que o que é o clube”. Por fim, pediu aos sócios para “continuarem a apoiar-nos. Quero fazer um agradecimento a todos os vitorianos e a toda a cidade. Sem o apoio deles, isto não seria possível. Ainda temos muitos sacrifícios pela frente”, alertou.


O capitão Alex referiu que para o plantel “é um enorme orgulho” ter sido recebido na Câmara Municipal. “Este sucesso só foi possível com o apoio de muita gente. Alguns, que nunca dão a cara, foram fundamentais. Temos de lhes agradecer. Também estamos gratos à Direcção, que teve um elo de ligação importantíssimo para que não existissem problemas como no passado. Em 3º lugar, quero agradecer à equipa técnica que passou valores e princípios humanos muito importantes. Obrigado por tudo o que fez por nós. Por último, uma palavra para os nossos sócios, que estão à espera deste momento 90 anos. Espero que seja a primeira de muitas. Realizei um sonho, que também é um sonho da cidade”.
Na sua intervenção, Rui Vitória disse igualmente ser “um tremendo orgulho estar nesta sala, é uma satisfação sem explicação”. “Para mim, é muito gratificante representar o vitoria e treinar este grupo fantástico. Mais do que a nossa qualidade do ponto de vista futebolística, representamos qualidade pessoal de grande nível. Os jogadores estão de de parabéns, bem como uma estrutura que nos apoio”.

Marcações: Desporto, Video

Imprimir Email