Glórias do Vitória que brilharam no Jamor retratadas em cartoon

No próximo domingo, 26 de maio, Vitória e o Benfica disputam a final da Taça de Portugal, no Jamor. Por estes dias, e até 28 de Julho, Guimarães 2013 Cidade Europeia do Desporto promove a “Exposição de Cartoons e Caricaturas do Desporto”.
Entre outras figuras incontornáveis do desporto nacional e local, a mostra contempla algumas das glórias vitorianas que disputaram a tão ambicionada final do Jamor. Edgar – autor do último golo do Vitória numa final da Taça de Portugal, disputada frente ao F.C. Porto em 2011 –, Nilson, guarda-redes que defendeu as cores do Vitória nessa mesma final, e Nuno Assis – histórico vimaranense que figurou no onze com que o Benfica entrou em campo na última conquista no Jamor, em 2004 – são três das figuras retratadas pelo lápis de Miguel Salazar.
 
Do palmarés do clube vitoriano constam cinco presenças na final da segunda prova mais importante do calendário de futebol nacional. A “Exposição de Cartoons e Caricaturas do Desporto” retrata, ainda, e entre outros, quatro históricos que vestiram a camisola do Vitória nas quatro primeiras finais do Jamor. São eles o avançado Alexandre (1941/42), Mendes (1962/63), Tito (1975/76), que ainda hoje ostenta o titulo de melhor marcador do Clube em jogos da 1ª Divisão Nacional, e o guarda-redes Jesus (1987/88), que defendeu a baliza vitoriana durante 10 épocas, nas décadas de 80 e 90. Estão ainda representados nesta exposição outros futebolistas que estiveram presentes nestas finais da Taça de Portugal, como são os casos de Torres e Almiro (1975/76), Nené, Nascimento, Carvalho, Basílio, Tozé (II), Adão, N’Kama, N’Dinga e Costeado (1987/88), e ainda Nilson, Rui Miguel, Targino e Marcelo Toscano (2010/11).
 
Emílio Macedo e Manuel Machado – o presidente e treinador que levaram o Vitória pela última vez à final do Jamor –, Vítor Paneira e Nuno Assis – históricos que representaram as cores do Vitória e do Benfica e que ergueram a Taça de Portugal ao serviço dos encarnados – são outras das figuras desportivas em destaque na exposição, onde não falta também Luís Filipe Vieira. A Taça de Portugal conquistada pelo Benfica na temporada de 2004/05 foi o primeiro troféu do atual presidente encarnado na qualidade de dirigente.
 
Patente na Casa da Memória, a mostra reúne alguns dos desenhos de Miguel Salazar sobre várias figuras do presente e do passado do desporto local e nacional. Os vimaranenses Dulce Félix (atletismo), João Sousa (ténis) e Pedro Mendes (futebol) são, a par de Pinto da Costa ou André Villas-Boas, outras das figuras retratadas pelo lápis de Miguel Salazar. O trabalho de 35 anos do caricaturista vimaranense acaba de dar origem ao catálogo “O Álb’oon de Miguel Salazar”, a primeira obra a ser publicada no âmbito da Cidade Europeia do Desporto.


Marcações: Desporto

Imprimir Email