A.F. Braga prepara época de transição

A Associação de Futebol de Braga discutiu com os seus clubes filiados uma proposta de reformulação dos quadros competitivos.
As alterações prendem-se com o facto da Federação Portuguesa de Futebol ter decidido que, a partir da temporada 2013/2014, não haverá mais lugar à disputa da 3ª Divisão Nacional – a próxima época será a última com esse escalão. Essa extinção faz com que passe a haver apenas um Campeonato Nacional (2ª Divisão) entre as provas profissionais (Ligas) e as Distritais, o que obriga à reformulação destas últimas.

Na proposta que discutiu com os clubes, a Associação de Futebol de Braga pretende que, a partir da época 2013/2014, haja um novo escalão designado por Pró-Nacional, disputado por 18 clubes, sendo o vencedor considerado campeão distrital e promovido ao Nacional da 2ª Divisão. Os quatro últimos serão despromovidos à Divisão de Honra (poderão ser mais, dependendo do número de filiados que descerem da 2ª Nacional). 

Já a Divisão de Honra será disputada por 32 clubes, distribuídos em duas séries de 16 cada. Os vencedores serão declarados campeões e promovidos ao Pró-Nacional, juntando-se-lhes os segundos classificados. À 1ª Divisão (passa a ser o terceiro escalão), descem os quatro últimos classificados de cada série (ou mais, dependendo do referido número de clubes filiados que forem despromovidos da 2ª Nacional).

Finalmente, a 1ª Divisão Distrital será disputada pelos restantes clubes, se possível em séries com número par e não excedendo os 16 participantes por série. No final da época, serão promovidos à Divisão de Honra oito clubes.

Face à proposta de alteração dos quadros competitivos agora apresentada, a Associação de Futebol de Braga prepara-se para fazer da próxima temporada a ponte de transição. Assim, em 2013/2014 o Pró-Nacional será composto pelos clubes filiados que na próxima época forem despromovidos da 2ª e 3ª Divisão Nacional; pelos clubes classificados a partir do 2º lugar da Divisão de Honra e pelos dois vencedores das séries da 1ª Divisão.

Já a Divisão de Honra, em 2013/2014, será composta pelos clubes que na próxima época não conseguirem a entrada para o Pró-Nacional (dependerá em muito do número de descidas dos Nacionais), mais os clubes classificados a partir do 2º lugar da 1ª Divisão e pelos vencedores das séries da 2ª Divisão.


Marcações: Desporto

Imprimir Email