VÍDEO: Constituição de uma SAD dominou primeira edição das Conferências Vitorianas

O assunto, é certo, promete dividir opiniões entre a massa associativa vitoriana, mas uma coisa parece estar garantida: este sábado, as Conferências Vitorianas marcaram oficialmente o início da discussão em torno da eventual criação de uma SAD no clube.

Entre opiniões favoráveis, outras desfavoráveis e muitas interessadas   em perceber os prós e contras da mudança do regime de gestão do clube, o Vitória saiu a ganhar com a discussão de um tema que promete marcar os próximos tempos.

Por ora, Emílio Macedo da Silva, que há poucos meses assumia muitas reticências relativamente à constituição de uma SAD pelo Vitória, prefere sublinhar que o assunto merece ser séria e assertivamente ponderado pelos órgãos sociais, antes de ser eventualmente remetido à consideração dos sócios.

Posição clara sobre a SAD tem o presidente da Assembleia Geral. João Cardoso, na intervenção que fechou as conferências vitorianas, assumiu claramente que o clube não pode adiar por muito mais tempo essa decisão e que a curto prazo o Vitória tem mesmo de dar esse salto em frente.

Os palestrantes Fernando Gomes e Paulo Lourenço mostraram o caminho que pode estar reservado ao Vitória, explicando virtudes e fragilidades de uma Sociedade Anónima Desportiva. Os associados colocaram muitas questões, sobretudo relativas a preocupações com a identidade do clube e com o património e Pedro Xavier questionou se a Câmara Municipal estaria disponível a participar como accionista numa eventual SAD vitoriana. Uma questão que ficou sem resposta por parte de António Magalhães, que fez duas intervenções nas Conferências Vitorianas. Uma iniciativa que contou com reduzida participação mas que acabou por constituir-se como fórum extremamente interessante de discussão em torno do que deve ser o futuro do Vitória. Flávio Meireles e Rui Vitória também foram palestrantes, bem como o director do Pólo Aquático Pedro Coelho Lima, que abordou a temática das modalidades amadoras.

O eventual passo para a constituição de uma SAD no Vitória foi, contudo, o assunto que fez despertar mais paixões. Assunto que seguramente terá desenvolvimentos depois deste mote dado pelo Conselho Vitoriano com uma iniciativa a que aquele órgão promete dar continuidade.


Marcações: Desporto, Video

Imprimir Email