VÍDEO: Manuel Machado: «Seria mais racional final da Taça de Portugal no Norte do país»

Manuel Machado considera que seria "mais racional" jogar a final da Taça de Portugal num Estádio na zona Norte do país, e não no Estádio do Jamor, em Oeiras, como está regulamentado pela Federação Portuguesa de Futebol.

O treinador vitoriano foi confrontado esta tarde com as críticas do FC Porto ao facto da partida disputar-se no Estádio Nacional. Manuel Machado nem queria alongar-se sobre o tema, mas acabou por afirmar que seria "mais racional jogar a final" numa localidade mais próxima de Guimarães, invocando mesmo a situação financeira do país para justificar a sua opinião.
Na conferência de imprensa desta tarde, Manuel Machado deu a entender que João Alves deverá estar apto para a final da Taça de Portugal. Após uma longa paragem motivada por uma lesão muscular, o médio começou a treinar esta semana e, caso não sofra qualquer retrocesso, será mais uma opção para o jogo marcado para 22 de Maio.


"QUINTO LUGAR TRÁS MAIS VANTAGENS"

Na conversa com os jornalistas, Manuel Machado salientou a importância de terminar a temporada no 5º lugar da Liga. Há cerca de duas semanas, o treinador afirmara que "terminar no 5º lugar ou no 11º era igual" em termos de qualificação para as competições europeias, uma vez que o Vitória já tinha assegurado o seu lugar por disputar a final da Taça de Portugal com o FC Porto. No entanto, as regras mudaram, depois de Portugal ter saltado do 10º para o 9º lugar do ranking da UEFA, o que lhe confere vantagens já na próxima temporada. Assim, há seis vagas para as competições europeias e o 5º lugar na Liga será mais vantajoso para o Vitória se o clube sair derrotado da final da Taça de Portugal. Ou seja, se o Vitória ficar em 5º lugar entrará apenas na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa. Se, pelo contrário, ficar abaixo dos cinco primeiros e não conquistar a Taça, a equipa vitoriana terá de disputar a 2ª pré-eliminatória, começando a temporada 15 dias mais cedo.
O melhor cenário passa por vencer a Taça ou, então, atingir ainda o 4º lugar da Liga. Em qualquer desses casos, o Vitória entraria directamente para o play-off da Liga Europa.

Por isso, Manuel Machado destacou a importância de vencer o Paços de Ferreira. "Queremos quebrar a estatística", disse o treinador, quando confrontado com as dificuldades que o Vitória costuma encontrar na Capital do Móvel. "Esperamos um jogo complicado, porque é um adversário com ambição", acrescentou.



Marcações: Desporto, Video

Imprimir Email