Reinaldo voltou ao Brasil após etapa no Moreirense

Chegou ao fim a etapa de Reinaldo em Moreira de Cónegos. O guarda-redes que vestiu a camisola do Moreirense na época passada, em apenas dois jogos oficiais, regressou na segunda-feira ao Brasil, depois de uma estadia no nosso país marcada por uma grave doença. Reinaldo defrontou o 1º de Maio, da Madeira, na Taça de Portugal, e o Paredes, na jornada inaugural do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Uma lesão impediu-o de voltar a jogar e obrigou-o a colocar um ponto final precoce na carreira aos 26 anos. O que inicialmente se supunha ser uma lesão nas costas revelou ser um tumor nos ossos, junto ao recto. Numa altura difícil da vida do guarda-redes, o Moreirense não o abandonou. Reinaldo permaneceu em Portugal, uma vez que o clube e o seu presidente, Vítor Magalhães, decidiram custear todos os tratamentos necessários para a recuperação. O diagnóstico era reservado, mas Reinaldo acabou por ganhar a luta contra o cancro e voltou a treinar este ano, com muitas limitações, junto do plantel do Moreirense. Impedido de voltar a jogar, por razões clínicas, o brasileiro decidiu recentemente voltar ao seu país. No fim-de-semana despediu-se de quem o acompanhou na luta contra a doença no último ano e meio e ontem à tarde embarcou rumo ao Brasil, para iniciar uma nota etapa da sua vida.

"É estranho achar que estou a ir embora", contou Reinaldo ao DESPORTIVO de Guimarães. O ex-jogador do Moreirense revelou que "custa-me muito deixar as pessoas com quem vivi aqui. O meu coração fica partido. Estou triste, mas na primeira oportunidade que tiver vou visitar as pessoas que me ajudaram. Espero poder voltar noutra oportunidade, por questões mais felizes, quem sabe em trabalho ou mesmo de férias."

Reinaldo teve de lutar contra o cancro quando planeava afirmar-se como jogador em Portugal. Mas, no meio do azar da vida, o brasileiro ficou surpreendido com a forma como foi tratado em Moreira de Cónegos. "Vim para fazer o meu trabalho, jogar futebol. Infelizmente fui surpreendido por uma doença que atrapalhou o seguimento da minha vida. Tive a felicidade de vir parar a um clube como o Moreirense. Os jogadores que encontrei nestes dois anos foram excelentes comigo, os dirigentes nunca me deixaram e o Presidente a a sua família estiveram sempre ao meu lado. Esta questão ultrapassou a barreira do jogador e passou para o lado pessoal. As pessoas trataram-me da melhor forma. Vou estar grato para toda a vida. Vai ficar difícil medir o carinho e a gratidão que tenho por todos os que estiveram ao meu lado. Essas pessoas vão estar sempre no meu coração. Vou para o Brasil, mas o meu coração fica em Portugal."

No seu país natal, Reinaldo quer "dar um novo rumo à minha vida. A minha carreira como guarda-redes chegou ao fim, é difícil dizer isto mas é a realidade. Vou procurar um trabalho nesta área e prosseguir com os estudos, porque antes de vir para Portugal já estudava Fisioterapia numa Faculdade. O mais importante é dar seguimento à minha vida, depois de ter ultrapassado este problema grave de saúde."


Marcações: Desporto

Imprimir Email