Vítor Pereira concorda com Manuel Machado e dá razão às queixas do Vitória

Vítor Pereira concorda com o apelo de Manuel Machado. O treinador do Vitória não poupou críticas ao desempenho de trio de arbitragem no jogo com o Sporting, que teve lugar ontem à noite, e disse mesmo que não deseja que nenhuma equipa seja prejudicada. Hoje, o presidente da Comissão de Arbitragem garantiu que tem o mesmo desejo que Manuel Machado: “A nossa opinião está de acordo com aquilo que os clubes acham. Mas em alguns casos os clubes têm razão para protestar. Mas a nossa preocupação é a mesma de Manuel Machado, não queremos que existam casos. Por vezes a desilusão leva as pessoas a falar com o coração.”

O presidente da Comissão de Arbitragem admitiu que o lance do segundo golo do Sporting, ontem, em Alvalade, frente ao Vitória, foi irregular. No entender de Vítor Pereira, “houve um contacto não sancionado de um defesa (Evaldo) do Sporting com o guarda-redes do Vitória (Nilson).” O dirigente acrescentou que o auxiliar de Carlos Xistra, Nélson Moniz, “terá sido iludido ao vislumbrar as luvas brancas” de Nilson no interior da baliza para decidir que houve golo. Vítor Pereira referiu-se à substituição forçada do árbitro, considerando que André Gralha “entrou a frio e estava ainda em período de adaptação e sem a mesma preparação mental” do lesionado Elmano Santos.

Outro dos lances analisado por Vítor Pereira diz respeito ao jogo Vitória-FC Porto. Trata-se da jogada em que o treinador do FC Porto, André Villas Boas, reclamou uma grande penalidade, num lance em que foi Ruben Micael quem jogou a bola com o braço e não Alex. Na sua intervenção, Vítor Pereira congratulou-se com a “decisão correcta” de Carlos Xistra, pois, o seu entender, caso contrário, “estaríamos a falar de um erro grave com influência no resultado.” Vítor Pereira admitiu que no lance em questão a bola “podia ter batido no braço do defesa ou do avançado.”

As declarações de Vítor Pereira foram proferidas numa conferência de imprensa em que o líder da Comissão de Arbitragem da Liga fez o balanço ao desempenho dos árbitros nos jogos que se disputaram entre a 6ª e a o 10ª jornada. “Estes encontros visam continuar a dar voz a uma das nossas preocupações: aumentar a comunicação com clubes e adeptos. Temos um sistema de avaliação dos mais transparentes da Europa. Queremos que o público acredite no espectáculo”; disse Vítor Pereira.

Marcações: Desporto

Imprimir Email