Sporting-Vitória sem árbitro internacional

O jogo Sporting-Vitória da 10ª jornada da Liga será dirigido por um árbitro sem o estatuto de internacional, à semelhança do que acontecerá em todos os encontros dessa ronda. É que os árbitros internacionais decidiram solidarizar-se com a greve convocada pelos árbitros para os dias  6 e 7 de Novembro e que se pode estender aos dias 5 e 8 no caso dos jogos da Liga. Em última instância, estão em causa todos os jogos dos vários campeonatos, desde a Liga aos distritais.
A decisão dos árbitros de não comparecer aos jogos entre os dias 5 e 8 de Novembro surge na sequência do decreto governamental segundo o qual todos os árbitros, incluindo os dos distritais, terão de começar a pagar, já a partir de 2011, 183 euros de Segurança Social (isto caso não descontem já por outro actividade), ao mesmo tempo que terão de fazer retenção na fonte de 20 por cento do que ganham na arbitragem. Sendo que a maior parte recebe menos de 200 euros.

O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga confirmou esta quinta-feira ter recebido "cerca de uma dezena" de declarações de indisponibilidade de árbitros para a 10ª jornada.
Vítor Pereira promete falar sobre o "cenário de greve" na arbitragem, nos dias 6 e 7 de Novembro, assim que "todos os dados estiverem devidamente escrutinados", mas promete que a LPFP tudo fará para "garantir o normal decurso das competições profissionais".
Sobre a hipótese dos jogos da 10ª jornada não se realizarem por falta de árbitros, Vítor Pereira admite que este cenário "é uma das possibilidades", mas insiste que a LPFP e a Comissão de Arbitragem "tudo farão para garantir o normal decurso dos jogos".

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luís Guilherme, já tinha revelado hoje que a "esmagadora maioria dos árbitros portugueses" estão a mostrar-se indisponíveis para apitar a 6 e 7 de novembro.
Luís Guilherme explicou que, no caso de não se apresentarem os árbitros nomeados para os jogos, aqueles "terão de ser encontrados na assistência e, de acordo com os dois delegados [ao jogo], serão escolhidos três [espectadores] para dirigir os encontros", sejam eles árbitros ou não.


Marcações: Desporto

Imprimir Email