BASQUETEBOL: Rod Nealy MPV Global da Liga
O norte-americano Rod Nealy foi distinguido com o prémio MVP Global pela Federação Portuguesa de Basquetebol. O jogador do Vitória foi um dos maiores destaques da época, a par de John Smith, do Vagos. Ambos tiveram 26.7 pontos de valorização no ranking elaborado pela Federação Portuguesa de Basquetebol.As médias de Rod Nealy são impressionantes. No final das das 22 jornadas, o norte-americano conseguiu a média de 17.6 pontos, 10.5 ressaltos, 3.8 assistências e 1.3 roubos de bola. Não sendo pesado, Nealy consegue jogar de costas para o cesto socorrendo-se da sua excelente técnica individual e bom trabalho de pés. Será, no entanto, mais forte partindo em drible de posições exteriores, para depois sim, ganhar com maior facilidade vantagens interiores por se tratar de um jogador extremamente móvel. O tempo de salto é uma das suas principais armas ofensivas e defensivas (intimidador), através da conquista de ressaltos, muitos deles recolhendo o seu próprio lançamento para transformar em segundos lançamentos fáceis. Para se tornar num jogador de eleição teria que melhorar o tiro exterior, o desempenho defensivo e ser mais forte mentalmente, pode ler-se no sitio da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Em declarações ao sitio da F.P.B., Rod Nealy confessa-se satisfeito por ter alcançado um feito realmente especial. Sempre que se consegue vencer o título de MVP, independentemente da Liga, é sempre um enorme feito. E para mim, isto é realmente especial, porque foi um objectivo estabeleci no meu pensamento desde o dia em que assinei contrato para vir jogar para Portugal. Portanto, só posso sentir-me muito feliz. Em momento algum tive dúvidas que esta não tivesse sido a melhor opção. Sabia que se desse o meu melhor, trabalhasse duro, que tudo iria dar certo. Felizmente, foi isso que aconteceu!
Rod Nealy termina o contrato com o Vitória no final da temporada e garante que ainda não decidiu o seu futuro. Tudo pode acontecer, afirma o norte-americano, que pretende sondar o mercado antes de se comprometer com qualquer clube. Nesta altura, fala-se da possibilidade de representar outro clube português.
Rod Nealy e Karlton Mims no 5 ideal
Como é natural, Rod Nealy foi também incluído no cinco ideal elaborado pela Federação Portuguesa de Basquetebol, na Posição 4. Neste 5 ideal - onde está apenas um português, o benfiquista Sérgio Ramos está também o base do Vitória Karlton Mims. Com 17 pontos de valorização, o norte-americano teve as seguintes médias ao longo época: 15.7 pontos, 3.7 ressaltos, 4.2 assistências e 1.9 roubos de bola. No sitio da Federação Portuguesa de Basquetebol, Karlton Mims é descrito como assim: O base da equipa de Guimarães demorou algum tempo a readquirir as rotinas de 1º base, mas acabou por revelar-se uma excelente opção para a função que tinha de desempenhar. Sem ser um habitual organizador de jogo, a boa técnica individual e o domínio de bola acima da média, acaba por criar enormes desequilíbrios nas defesas adversárias. Para além de ter um razoável tiro exterior, sabe explorar os bloqueios directos na bola e quando penetra na direcção do cesto tira sempre vantagem da sua estatura relativamente aos bases contrários. O facto de ser um atleta alto para a posição que ocupa possibilita que a equipa interprete várias opções defensivas ou match up pouco vulgares, desempenhando simultaneamente um papel activo na luta das tabelas.
O 5 ideal da fase regular da regular inclui os seguintes jogadores: Karlton Mims (Vitória), Brandon Dagans (Ginásio Figueirense), Sérgio Ramos (Benfica), Rod Nealy (Vitória) e John Smith (Vagos).
Marcações: Desporto