Vitória com acesso directo à Champions depois do castigo da UEFA ao FC Porto

O FC Porto foi hoje excluído da próxima edição da Liga dos Campeões pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA por ter sido condenado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) por dois actos de tentativa de corrupção. O anúncio foi feito ao final da manhã pela Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), num comunicado em que a sociedade portista comunica que vai recorrer desta decisão de primeira instância para a Comissão de Apelo da UEFA.

Os "dragões" não recorreram da sentença da LPFP, tendo a acção por que foram condenados pelo organismo português colidido com um dos critérios de admissão da UEFA às competições europeias de clubes.
A alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições da Liga dos Campeões determina que, para ser inscrito, um clube "não pode estar ou ter estado envolvido em alguma actividade destinada a combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional".

De acordo com os regulamentos, com a exclusão do campeão nacional, o Vitória, que terminou a Liga portuguesa no terceiro lugar, deverá passar a ter entrada directa na Liga dos Campeões, juntando-se ao Sporting, segundo classificado, enquanto o Benfica, quarto, passará da Taça UEFA para a terceira pré-eliminatória da principal prova europeia de clubes, substituindo os vimaranenses.

O Sporting de Braga, que terminou a Liga em sétimo lugar e que estava apenas apurado para a Taça Intertoto, deverá transitar para a Taça UEFA, ocupando a vaga do Benfica. Para esta competição estão também apurados Marítimo e Vitória de Setúbal, quinto e sexto classificados da Liga, respectivamente.

A UEFA terá, no entanto, ainda de ratificar estas alterações na representação portuguesa nas competições europeias, depois de solicitar à FPF uma nova lista dos clubes habilitados desportivamente.

Marcações: Desporto

Imprimir Email