Vitória directo na Liga dos Campeões se o FC Porto for afastado

A notícia é avançada hoje pelo jornal 'A Bola'. O Vitória pode garantir o acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões no caso do FC Porto não ser admitido pela UEFA nas competições europeias. De acordo com aquele jornal, o organismo que regula o futebol europeu pode fechar a porta ao FC Porto, alegando que o clube foi punido pela Comissão Disciplinar da Liga por tentativa de corrupção. Os regulamentos da UEFA são explícitos. O artigo 1.04; alínea D, diz que para um clube poder participar nas competições europeias “não pode estar, ou ter estado, envolvido em qualquer actividade destinada a combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional.” A regra é clara, mas há diferentes interpretações, já que os factos pelos quais o FC Porto foi condenado, e não apresentou recurso, remontam à época 2003/2004.

Se o FC Porto não puder inscrever-se nas provas da UEFA, o cenário dos clubes que vão disputar as competições europeias muda substancialmente. Assim, o Sporting e o Vitória teriam acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica disputaria a pré-eliminatória, enquanto que o Marítimo, Vitória de Setúbal e Braga ficavam apurados para a Taça UEFA. O Belenenses teria uma vaga para disputar a Taça Intertoto.

O assunto será discutido na Federação Portuguesa de Futebol, que clarificará a UEFA sobre este tema.
De acordo com o site www.maisfutebol.iol.pt., a UEFA tem conhecimento das decisões do processo Apito Final e vai esperar pela informação da Federação Portuguesa de Futebol sobre os clubes licenciados para as competições europeias, que será divulgada a 2 de Junho, para depois analisar se os clubes preenchem os critérios.
O processo de licenciamento de clubes está nesta altura a decorrer, sob alçada da Federação, que planeia anunciar os clubes licenciados a 2 de Junho. O prazo limite é 31 de Maio, mas a segunda-feira seguinte é o primeiro dia útil.

Marcações: Desporto

Imprimir Email