Vitória denunciou aliciamento a jogadores do Penafiel para perderem jogo

O Vitória está na origem da denúncia de mais um escândalo no futebol português. O clube foi o autor de uma queixa na Polícia Judiciária, apontando para o alegado aliciamento para que jogadores do Penafiel facilitassem no jogo com a Naval, da última jornada da temporada 2005/2006, na qual o Vitória viria a ser despromovido à Liga de Honra. De acordo com uma notícia publicada hoje pelo jornal Correio da Manhã, a Polícia Judiciária do Porto já terminou a investigação deste caso, tendo encaminhado o processo para o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP). Segundo a mesma notícia, a acusação deverá recair sobre o ex-jogador do Vizela, Moreirense e Ronfe, Beto Andrade, que trabalha com o empresário Jorge Baidek.
O CM escreve que Beto Andrade terá aliciado jogadores do Penafiel para perderem o jogo com a Naval 1º de Maio, prometendo pagar 30 mil euros a quem facilitasse a tarefa da equipa da Figueira da Foz. Entre os jogadores aliciados consta o nome do guarda-redes Nuno Santos, agora no Vitória, que recusou a proposta, à semelhança de Juninho Petrolina e Nuno Diogo.
Nas declarações que prestou na PJ, Beto Andrade confirmou o encontro com os jogadores em questão, mas garantiu que nunca os aliciou, acrescentando que agia apenas a mando do empresário Jorge Baidek. Afirmação que mais tarde não seria confirmada pelo agente FIFA.
Os agentes da Polícia Judiciária não conseguiram concluir se houve interferência da Naval 1º de Maio. A formação da Figueira da Foz acabou por ganhar esse jogo em Penafiel, por 1-0, mas, ao que tudo indica, sem quaisquer facilidades concedidas pelos durienses.

Marcações: Desporto

Imprimir Email