Museu de Alberto Sampaio promove curso dedicado à arte do couro

images/fotoarquivo/2018/couros-artisticos.jpg

O Museu de Alberto Sampaio e a sua Associação de Amigos vão realizar um novo curso, já a partir do início de Maio, dedicado ao tema das artes do couro na Península Ibérica. A formação estará a cargo de Franklin Pereira e vai abordar, entre outros, aspetos como os tipos de couro mais usados, as redes de comércio ibérico e a ação de judeus, mouros e cristãos nas áreas do curtume e calçado.

Intitulado “Couros artísticos: um arquétipo ibérico”, o curso decorrerá nos moldes habituais, em sessões semanais a realizar às terças-feiras, entre as 18h00 e as 19h30, ao longo de cinco semanas, de 6 de Maio a 3 de Junho.

O formador, Frankelin Pereira, aprendeu a arte do couro lavrado com os últimos mestres do ofício em finais dos anos de 1980 e, posteriormente, duas estadias em Córdova permitiram-lhe aprender o método medieval ibérico do guadameci, extinto em Portugal. Foi também mentor de cursos de artesanato em couro e bolseiro da Fundação Gulbenkian, tendo realizado o trabalho "Couros artísticos portugueses: um património esquecido".

Em 2005, defendeu a tese de mestrado “O couro e o Islão na Península Ibérica”, na Universidade do Minho, e tem vários livros publicados sobre mobiliário e história dos couros de arte, escrevendo com regularidade em revistas da especialidade em vários países.

Imprimir Email