BiblioLED: Biblioteca Municipal Raul Brandão integra rede de empréstimo de livros digitais e audiolivros
Um novo serviço das bibliotecas públicas que permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o País, podendo os leitores da Biblioteca Municipal Raul Brandão (BMRB) solicitar a adesão.
Designada BiblioLED, esta biblioteca pública digital destina-se a todos os utilizadores inscritos nas bibliotecas municipais integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Pública.
"Os leitores das bibliotecas públicas aderentes à rede nacional têm acesso a esta plataforma. Têm de fazer um registo prévio no sítio da BiblioLED. O pedido é analisado e aceite, podendo depois efetuar as requisições dos livros disponíveis na plataforma. Os leitores têm de dispor de equipamentos de leitura e acesso à internet", explicou a Directora da Biblioteca Municipal Raul Brandão, acrescentado que "as regras de empréstimo são equivalentes às dos documentos em suporte físico: podem ser requisitados três documentos de cada vez, pelo período de 21 dias de empréstimo".
O serviço entrou em funcionamento no dia 27 de janeiro, às 15h00. Juliana Fernandes salientou que, "durante a primeira tarde, 61 leitores da Comunidade Intermunicipal do Ave efectuaram a inscrição, sendo 33 do Município de Guimarães". No final da primeira semana, a plataforma registou 342 inscrições de leitores da área da CIM do Ave, em que 155 correspondem a leitores da BMRB.
O objetivo deste novo serviço é “fomentar os hábitos de leitura, promover serviços de qualidade nas bibliotecas municipais, promover a literacia digital e facilitar o acesso a livros digitais e audiolivros, em complemento ao serviço presencial já oferecido pelas 445 bibliotecas”, de acordo com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), entidade responsável pelo seu funcionamento.
O catálogo inicial é constituído por “uma coleção nacional de 1.500 títulos disponibilizada a todas as bibliotecas da RNBP e por 25 coleções regionais apenas acessíveis aos utilizadores em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana de Bibliotecas”.
Os conteúdos disponíveis, em formato de livro digital e de audiolivro, com títulos de ficção e não ficção, são maioritariamente em língua portuguesa.
O serviço encontra-se permanentemente acessível – 24 horas por dia, sete dias por semana – por meio de ‘smartphones’, ‘tablets’, leitores ‘online’ e ‘e-readers’, a partir de qualquer lugar, sendo possível ajustar o modo de leitura, modificando o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo.
Para aceder, basta ao leitor estar inscrito numa biblioteca municipal da RNBP, que tenha aderido ao serviço da BiblioLED, podendo fazê-lo através de: https://www.biblioled.gov.pt/about
Marcações: Biblioteca Municipal Raul Brandão