Conheça as propostas culturais para este sábado em Guimarães

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/edificios/ccvf.JPG

A edição de 2024 do evento de animação histórica «Citânia Viva», vai realizar-se este sábado.  De manhã, a partir das 9h30m, terá lugar uma intervenção de reposição da cobertura de colmo de uma das casas circulares reconstruídas da Citânia de Briteiros, actividade aberta ao público com uma explicação dos trabalhos no local. À noite, pelas 21h30, será representada a peça «As Bacantes», de Eurípides, no logradouro do Museu da Cultura Castreja, pela companhia de teatro Noite Bohemia.

Trata-se de um evento organizado pela Casa do Povo de Briteiros, com o apoio da Sociedade Martins Sarmento e da Junta de Freguesia de Briteiros São Salvador e Santa Leocádia, com o patrocínio do Município de Guimarães. As actividades contam com a colaboração da Associação Juvenil Citânia e da Fraternidade Nun’Álvares. As actividades têm entrada livre, limitada às condições logísticas e meteorológicas.

O Orfeão da Coelima presta este sábado homenagem ao seu fundador, Albano Martins Coelho Lima. Trata-se do 45º concerto de homenagem póstuma a Albano Coelho Lima, marcado para a Igreja Paroquial de Selho S. Jorge. No concerto participam o Coro Misto do Orfeão de Viseu e o Orfeão Coelima. O concerto está marcado para as 21h30.

Este sábado em Silvares é apresentado o livro «Uma nesga de altanias. Trata-se de um livro de poesia prosaica de Ferreira Carlos. Um vimaranense emigrado na Suíça, há 17 anos que edita agora o primeiro livro. A sessão de apresentação está marcada para o Centro Social e Cultural de Silvares, às 15h30 e terá como oradores, Ricardo Castro, Quitéria Teibão e César Machado.

A Associação de Paraquedistas de Guimarães comemora este sábado o seu 27º aniversário. A efeméride vai ser assinalada com um programa que começa com concentração na sede da instituição pelas 9h00. Uma hora depois há missa na igreja de Candoso S. Tiago. No final são hasteadas as bandeiras e homenageados os sócios falecidos. Pelas 13h00 os participantes reúnem-se num almoço de confraternização na Penha e a partir das 17h00 realizam-se saltos de paraquedistas no campo do Grupo Desportivo Panteras de Matamá, em Infantas.

Sofia Dias e Vítor Roriz apresentam este sábado, pelas 21h30, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o seu mais recente projecto artístico, numa sagaz abordagem ao conceito de ruído que habitualmente damos por definido e circunscrito. O «Ruído» é um espetáculo dançado e falado, com vários intérpretes.

O Salão Nobre do Conservatório de Guimarães é palco este sábado da apresentação da quarta edição da publicação “Guimarães C Visível”, uma obra que visa promover uma reflexão pluridisciplinar sobre a cidade de Guimarães, abordando-a sob diferentes perspetivas e linguagens. A iniciativa tem início às 16h30.

 

Imprimir Email