Zona de Couros celebra aniversário da distinção da UNESCO com o título de Património Mundial

images/fotoarquivo/arquivo_2014/vistas_cidade/fotos_paulo_pacheco/zona_couros.JPG

A Câmara de Guimarães celebra esta quinta-feira a distinção da Zona de Couros com o título de Património Mundial pela UNESCO, com uma cerimónia marcada para o Teatro Jordão, às 18h30.

Na sessão, será feito o lançamento do livro-síntese da Candidatura do Centro Histórico de Guimarães e Zona de Couros a Património Mundial.

No âmbito do programa, a partir das 20h30 e até à meia-noite, "Na pele de Guimarães" é o tema recriação virtual de algumas cenas do trabalho de couro através da utilização de várias tecnologias como Vídeo mapping, projeção holográfica, light design e sonorização, na área das antigas manufacturas de curtumes.

No Largo do Trovador, às 21h30, há espectáculo musical «O Património são as pessoas».

Neste dia do primeiro aniversário da ampliação da zona classificada como Património Mundial da UNESCO, o Município de Guimarães presta também homenagem ao arquiteto Fernando Távora e invoca a memória da antiga indústria de curtumes, através de um conjunto de 9 imagens: 4 desenhos da autoria do arquiteto e 5 fotografias alusivas à Zona de Couros e ao Trabalho.

Fernando Távora teve um contributo preponderante no processo de recuperação do Centro Histórico, classificado em 2001. A 19 de setembro de 2023 esta área classificada foi alargada num reconhecimento internacional da relevância de um património industrial indissociável do desenvolvimento económico de Guimarães.

As imagens encontram-se distribuídas pelas praças e largos projetadas por Fernando Távora: Largo Cónego José Maria Gomes, Praça de São Tiago, Largo da Misericórdia e Largo Condessa do Juncal. Esta exposição estará patente até ao final do mês.

Ainda esta quinta-feira, no Largo do Trovador, às 21h30, há espectáculo musical «O Património são as pessoas».

Imprimir Email