Festejos de São Pedro promovidos pela Irmandade do Príncipe dos Apóstolos
A Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, sediada na Basílica de São Pedro, em Guimarães, promove a partir desta quinta-feira e até domingo, a Festa de São Pedro.
O programa começa esta quinta-feira, às 21h30, com uma conferência na Sociedade Martins Sarmento sobre superação com a participação do antigo jogador Sereno, o futebolista Steven Vitória, a cantora Maria João Soares e animação musical com os músicos ucranianos Oleksandra Stepanska e Andriy Stepanskyy (piano e violino) e Maria João Soares.
Na sexta-feira, entre as 9h00 e as 10h00, haverá um momento de adoração e reconciliação, seguindo-se a celebração da eucaristia e um workshop subordinado ao tema «A beleza com fé», com a participação de Isabel Caneja Amorim. Pelas 21h30, na Basílica de São Pedro, realiza-se o concerto de música sacra «Tu és Pedro» com a participação do grupo Ensemble Cant'Arte.
Sábado, dia de São Pedro, às 10h00, há eucaristia solene presidida pelo Cónego José Paulo Abreu, Deão da Sé Primacial, com a participação do Orfeão de Guimarães. Pelas 15h00 será apresentado o projecto «Hereditas», permanecendo a Basílica de São Pedro aberta para visitas e para a actuação do grupo «Jograis do Paço».
As festividades encerram domingo, pelas 11h00, com o cortejo litúrgico «Faz-te ao Largo», seguido de Eucaristia Votiva do Padroeiro.
Os órgãos sociais da Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro têm em curso diversos projectos, apontando como prioridade a reabilitação da torre e a iluminação exterior da Basílica de São Pedro, a substituição do sistema eléctrico, a melhoraria do sistema sonoro, a preservação de madeiras, a resolução de problemas de humidade e o restauro dos altares, entre outros.
“A intervenção principal está dependente da remoção da máquina antiga do relógio da torre que é propriedade da Câmara Municipal de Guimarães. Após sucessivas promessas, a autarquia comprometeu-se, no dia 29 de Junho de 2023, a solucionar o assunto até ao final de Dezembro de 2023. Como tal não aconteceu, vamos estudar alternativas, pois não podemos estar eternamente à espera nem hipotecar todos os projetos por causa de uma promessa não cumprida”, afirma o Padre José Silvino, Juiz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro.
Marcações: Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, Festa de São Pedro