Lançamento do livro «O Palácio das Hortas»

images/BIGGER/2018/palacete_2018.JPG

A Sociedade Martins Sarmento vai promover o lançamento do livro «O Palácio das Hortas». Trata-se de uma obra de Maria Adelaide Pereira de Moraes. É esta quinta-feira, dia 20, pelas 18h00, no Salão Nobre da centenária instituição vimaranense.

A apresentação do livro estará a cargo de Gonçalo de Vasconcelos e Sousa.
Pelas 17h00, decorrerá a cerimónia de descerramento da placa identificativa da Sala de Leitura Maria Adelaide Cardoso de Menezes Pereira Moraes, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta.

O Palácio das Hortas tem mais de 200 anos e há um diário que o comprova. Nelson Garcia veio a Guimarães conhecer as suas origens, particularmente o Palacete que pertenceu aos seus familiares. A árvore genealógica mostra que a descendência deste ilustre médico brasileiro natural do Rio de Janeiro, vem da família Felgueiras que outrora foi proprietária do monumento erigido em meados do séc. XVIII.
João Baptista Felgueiras, nascido em Guimarães em 1790, herdou o Palácio de sua mãe que, por sua vez, o herdou de uma prima. Este distinto vimaranense esteve ligado ao Direito e à política. Fidalgo-cavaleiro da Casa Real, secretário das primeiras Cortes Constituintes, Ministro da Justiça, ministro e secretário de Estado honorário e primeiro procurador-geral da Coroa.

À sua morte em 1848, o Palácio das Hortas viria a sofrer um incêndio, desconhece-se quem terá sido o posterior proprietário.
Nelson Garcia é filho de Idalina Felgueiras, neto de José Baptista Felgueiras e, portanto, descendente de Mariano Felgueiras e João Baptista Felgueiras.

O médico decidiu entregar o diário que tem relatos da família real portuguesa, de Guimarães e do passado do Palácio das Hortas ao actual proprietário Fernando Braga.


Marcações: Palacete das Hortas

Imprimir Email