Comissão Científica dos 900 anos da Batalha de São Mamede reuniu pela primeira vez
A Comissão Científica dos 900 anos da Batalha de S. Mamede reuniu pela primeira vez.
O Município de Guimarães lidera as celebrações nacionais que procuram homenagear o momento da criação de Portugal. O plano abrange uma série de eventos, a iniciar em 2024 e programados para se desdobrarem até 2028, seguido por um período de extensão até 2030. O objectivo principal é, a partir de Guimarães, envolver toda a nação portuguesa, proporcionando uma reflexão abrangente sobre Portugal, contendo uma perspectiva histórica, reflexos contemporâneos e um vislumbre de futuro.
Uma estrutura de missão está a ser constituída para liderar e organizar estas celebrações, constituída, designadamente, por uma Comissão Científica, designada em junho pela Câmara Municipal de Guimarães, com a missão de ajudar a definir o perfil das Comemorações Nacionais dos 900 anos da Batalha de São Mamede, nomeadamente na sua dimensão científica. Formada por conhecidos especialistas no campo histórico e cultural, a Comissão é coordenada por Luís Carlos Amaral e Mário Jorge Barroca, ambos da Universidade do Porto, e integra uma gama diversificada de personalidades, tanto nacionais quanto estrangeiras, provenientes de diferentes esferas culturais e académicas, cuja imprescindível contribuição ditará o sucesso e abrangência temática das celebrações.
As comemorações dos 900 anos da Batalha de S. Mamede pretendem não só honrar este marco histórico, mas também proporcionar uma oportunidade ímpar para a reflexão coletiva sobre a trajetória do país, as suas raízes, a sua contemporaneidade e os caminhos para o futuro. A apresentação do plano geral está agendada para 24 de junho de 2024, marcando o início oficial desta jornada comemorativa que promete envolver e inspirar toda a nação portuguesa.
Marcações: Batalha de S. Mamede , 900 anos