Festivais internacionais de folclore dominam propostas culturais para este sábado

images/fotoarquivo/2018/cidade/DJI_0045.JPG

Festivais de folclore dominam as propostas do cartaz cultural deste sábado em Guimarães.

Em Vila Nova de Sande realiza-se a 40ª edição do seu Festival Internacional de Folclore do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande.

Na edição deste ano, participam quatro grupos nacionais. Para além do grupo anfitrião e organizador, participam o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arcena, de Alverca do Ribatejo, o Rancho Folclórico de Perosinho, de Vila Nova de Gaia e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, de Esposende.

Na vertente internacional, participam grupos da Venezuela e das Filipinas, respectivamente a Compañía de Danzas Ballet Scorpio, e o grupo LIKHA - Pilipino Folk Ensemble que são uma das atrações do festival:

A actuação dos grupos participantes começa às 21h45.

Em São Torcato realiza-se o LXI Festival Internacional, a partir das 21h30. 

São convidados o Grupo Folclórico das Lareiras da Meadela, de Viana do Castelo, o Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado, da Trofa, o Rancho Típico da Amorosa, de Leça da Palmeira. Há ainda o Folk Ensemble Matija Gubec, da Croácia e a Academia Folklorica Jose Corella, do Panamá, para além do Grupo da casa, o Grupo Folclórico de São Torcato.

Em Pevidém realiza-se a 45ª edição do Festival Internacional organizado pelo grupo local.

O evento tem a participação de sete grupos: Grupo Folclórico da Ereira, Grupo Etnográfico Terras de Cambra, Rancho Típico de Esposade, Rancho Folclórico de Paço de Sousa, Rancho Folclórico As Lavadeiras de Pedroso e o Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém.

O carácter internacional é dado pela Companhia de Danzas Ballet Scorpio, da Venezuela.

A exibição dos grupos participantes começa às 21h00, na Praça Francisco Inácio.

A Junta da Costa promove este fim-de-semana o Dia da Freguesia. 

O programa prevê a abertura de uma feirinha que decorrerá no terreiro do Mosteiro, a partir das 14h00. A tarde é ainda de diversões para os mais pequenos, no parque da JUNI. Às 18h00 é inaugurada a reabilitação dos tanques públicos da Rua de Santa Marinha e às 20h30 há sessão de fados. No final actua o grupo Show-On.

Este sábado, às 21h30, no Recinto da Escola de Gondomar, prossegue a iniciativa «O Ave com Cultura». De acordo com o programa a noite vai ser animada pelo artista Fábio Paiva.

Este sábado começa o V Festival de Canto Lírico de Guimarães. O evento tem início com a ópera «1822 - mau tempo em Portugal», que resulta de uma parceria entre a Associação Artística Vimaranense a Companhia de Ópera de Setúbal e a Associação Setúbal Voz, com o apoio da Direcção Geral das Artes, Municípios de Guimarães e Setúbal e a participação especial da Orquestra do Norte.

O espectáculo está marcado para o Centro Cultural de Vila Flor, às 21h30.

O festival prossegue no dia 22 de Dezembro com o espectáculo «1911- A conspiração da igualdade». No dia 18 de Maio do próximo ano com o espectáculo «1976 - A evolução dos cravos», terminando em Dezembro de 2024 com o espectáculo «2030 - A nova ordem».

Prossegue este sábado o Festival Internacional Vaudeville Rendez Vous, teatro contemporânea, pelo Teatro Didascalia.

Este sábado às 19h00, no Jardim do Museu Alberto Sampaio, actua a artista Carmim. 

Às 22h00, na Plataforma das Artes e da Criatividade, actua o grupo MAÑA.

A Sociedade Martins Sarmento vai apresentar os resultados de uma residência artística efectuada em 2022, no Museu da Cultura Castreja, em Briteiros.

Foi uma residência artística dirigida pelo artista Fernando Pinheiro.

A mostra pode ser visitada a partir deste sábado, dia 22, a partir das 16h00. Na oportunidade decorrerá um debate interpelador.

Começa este sábado a primeira edição da iniciativa «Diálogos de Guimarães».

Na primeira sessão, o convidado é o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Paulo Lopes Silva, para uma conversa sobre "o passado, o presente e o futuro da cultura na Cidade".

A sessão, com moderação de Luís Lisboa, tem lugar no auditório da Fnac, do Guimarãeshopping, pelas 15h00.

Em Nespereira a Junta de Freguesia promove um Sunset, no parque lúdico Raul Brandão.

O Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas de Polvoreira organiza este sábado um banquete real.

Trata-se de uma iniciativa que vai decorrer junto à

igreja Paroquial, a partir das 19h00

Imprimir Email